• fevereiro 19, 2024
  • 4 minutos

Rede Mater Dei investe em ações no combate à Dengue

Rede Mater Dei investe em ações no combate à Dengue

Grupo fez atualização das equipes para o diagnóstico e tratamento da Dengue, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde

IMG 20230612 WA0006(1)
Rede Mater Dei investe em ações no combate à Dengue (Foto: Divulgação/ Mater Dei)

A Rede Mater Dei de Saúde contratou novos colaboradores em diversos setores, como recepção, enfermagem e laboratório, para ampliar a capacidade de atendimento nos prontos-socorros no combate à Dengue. 

Leia mais

Dengue: BH decreta emergência

A gerente médica do hub da região metropolitanahub da região metropolitana de Belo Horizonte da Rede, Kênia de Castro Macedo, explica que houve, ainda, ampliação de equipes médicas e do número de leitos de unidade de internação e de unidade de terapia intensiva.

“Estabelecemos um fluxo de atendimento no Pronto Socorro que permite tanto priorizar o atendimento médico dos pacientes que apresentam sinais de alarme, quanto acompanhar a evolução clínica e laboratorial dos pacientes que não tiveram indicação de internação, mas precisam retornar ao hospital nos dias que se seguem ao diagnóstico, para controle rigoroso da evolução clínica”, conta. 

Outra ação foi a atualização das equipes para o diagnóstico e tratamento da Dengue, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. “Fizemos um grande seminário sobre a Dengue com uma aula sobre o manejo assistencial recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde, que foi documentada e transformada em protocolo clínico”, lembra a coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar da Rede Mater Dei de Saúde, Silvana Barros. 

Segundo ela, também foram ministradas capacitações específicas para algumas equipes, como as de apoio assistencial e de enfermagem. O objetivo foi agilizar o atendimento, permitindo o fluxo direto do paciente, passando por um pré-atendimento de enfermagem.

Dengue em Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte decretou, no último sábado, 17, estado de emergência em saúde pública em decorrência da Dengue, situação que se repete em outros 47 municípios de Minas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o estado deve enfrentar o pior ano endêmico de dengue da história.

Segundo o último Boletim Epidemiológico de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, divulgado na última quinta, 15, já haviam sido notificados 181.645 casos prováveis da doença, sendo 62.872 confirmados, 18 óbitos e 100 óbitos em investigação. Para responder a esse cenário, a Rede Mater Dei de Saúde tem empreendido diversas ações para atender aos casos crescentes da doença.