Seminovos em ritmo de crescimento

Seminovos em ritmo de crescimento

Revendas mineiras registram aumento dos negócios no mês de maio, e se mostram confiantes em superar números de 2024

Revenda de seminovos de BH
Segundo a associação de revendedores de Minas, foram quase 190 mil seminovos negociados em maio, 3,9% a mais do que abril (Foto: Keiffany Lorraine)

 

O mercado de seminovos de Minas Gerais apresentou desempenho positivo em maio, se comparado ao mês anterior. Foram 189.701 unidades negociadas, 3,9% a mais do que abril, com uma média de 9 mil veículos por dia. Em BH também houve aumento nas vendas: 47.481 transações, um acréscimo de 2,2% frente às 46.466 de abril. Os dados são da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg).

Ainda de acordo com a Assovemg, entre os automóveis mais procurados no Estado, em maio, o Volkswagen Gol manteve a liderança, com 10.316 exemplares repassados, seguido pelo Fiat Palio (7.348) e Fiat Uno (6.962). Já na capital, o Palio ocupou o topo do ranking, com 1.831 unidades transferidas, logo à frente do Gol (1.819) e do Uno (1.423).

O presidente da entidade Glenio Junior afirma que o setor de seminovos está confiante e acredita em um desempenho estável e duradouro.

“A expectativa é superar o recorde de 2024 e, se o cenário econômico nacional continuar estável, estamos otimistas com essa projeção”, salienta.

Segundo ele, o ambiente macroeconômico também tem favorecido o setor. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela FGV/Ibre, subiu 1,9 pontos em maio, e chegou a 86,7 pontos. O Índice de Confiança Empresarial (ICE), por sua vez, também apresentou leve crescimento, com alta de 0,4 ponto, atingindo 94,8 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional registrou desempenho positivo, com elevação de 1,4% na passagem do quarto trimestre de 2024 para o primeiro trimestre de 2025, conforme dados do IBGE. Outro elemento que deve contribuir para o aquecimento do mercado automotivo é a queda no preço da gasolina para distribuidoras, anunciada pela Petrobras. A redução foi de 5,6%, equivalente a R$0,17 por litro.

Glenio Junior é presidente da associação de revendas de carros usados e seminovos
Para Glenio Junior, expectativa é superar o recorde de 2024 se o cenário econômico nacional continuar estável (Foto: Assovemg/Divulgação)