• janeiro 23, 2024
  • 5 minutos

Vacina da dengue no SUS: primeiras doses em fevereiro

Vacina da dengue no SUS: primeiras doses em fevereiro

 Público alvo inicialmente será de 10 a 14 anos em cidades do estado com mais casos da doença; a Qdenga é produzida no Japão e protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue; rede privada em BH já oferece a vacina  

 

vacina dengue
Qdenga: vacina contra a dengue chegará em vários municípios do Brasil a partir de fevereiro (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Douradas)

 

 

No final do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório japonês Takeda, chegará, a partir de fevereiro, nas regiões do país com maior incidência e transmissão do vírus, além de faixas etárias de maior risco de agravamento da doença. O imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos.

 

 

Leia mais

McLaren de rua: marca inglesa apresenta novo superesportivo no Brasil

 

 

O início do ano é sempre uma preocupação para as autoridades sanitárias que tentam, a todo custo, evitar a proliferação de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Até o momento, Minas Gerais já registrou mais de 11 mil confirmados da Dengue,  de acordo com dados divulgados, nesta segunda-feira (22), pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

 

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (23), o secretário de Estado de Saúde de Minas (Ses-MG), Fábio Baccheretti, apresentou dados sobre a dengue no estado, até o momento. O secretário informou que irá a Brasília para acertar o cronograma de vacina para o público alvo: crianças de 10 a 14 anos de idade. Ele acredita que Minas receberá um percentual maior da vacina contra a dengue, já que o estado vem apresentando maior número de casos.

 

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a Qdenga é uma vacina tetravalente que protege, portanto, contra os quatro sorotipos do vírus da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Feita com vírus vivo atenuado, ela interage com o sistema imunológico no intuito de gerar resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural.

 

Duas doses e intervalo de 3 meses

 

O imunizante deve ser administrado em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas, independentemente de o paciente ter tido ou não dengue previamente. Quem já teve dengue, portanto, deve tomar a dose.

 

Para quem apresentou a infecção recentemente, a orientação é aguardar seis meses para receber o imunizante. Já quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

 

Contraindicações

 

A vacina da dengue Qdenga é contraindicada para gestantes e mulheres que estão amamentando, além de pessoas com imunodeficiências primárias ou adquiridas e indivíduos que tiveram reação de hipersensibilidade à dose anterior. Mulheres em idade fértil e que pretendem engravidar devem ser orientadas a usar métodos contraceptivos por um período de 30 dias após a vacinação.

Eficácia da vacina da dengue

 

Ainda de acordo com a SBim, a vacina demonstrou ser eficaz contra o DENV-1 em 69,8% dos casos; contra o DENV-2 em 95,1%; e contra o DENV-3 em 48,9%. Já a eficácia contra o DENV-4 não pôde ser avaliada à época devido ao número insuficiente de casos de dengue causados por esse sorotipo durante o estudo. Também houve eficácia contra hospitalizações por dengue confirmada laboratorialmente, com proteção geral de 84,1%, com estimativas semelhantes entre soropositivos (85,9%) e soronegativos (79,3%).

 

 

Confira onde tomar vacina na capital mineira pela rede privada: 

 

Drogaria Araujo: AQUI

 

Drogaria Pacheco: AQUI

 

Laboratório Lustosa: AQUI

 

Laboratório Hermes Pardini: AQUI

 

 

 

*Com informações da Agência de Notícias EBC