• abril 3, 2024
  • 4 minutos

Vale do Sereno estimula contato com a natureza sem precisar sair da cidade

Vale do Sereno estimula contato com a natureza sem precisar sair da cidade

Local coloca em evidencia o ecoturismo urbano, uma vertente do turismo que tem como objetivo proporcionar experiências de contato com a natureza em áreas urbanas 

WhatsApp Image 2024 04 03 at 2 11 40 PM
Um dos destaques turísticos do Vale do Sereno é sua trilha ecológica (Foto: Gustavo Andrade)

Com a crescente demanda por passeios turísticos que ofereçam uma experimentação autêntica e em contato com a natureza, o Vale do Sereno ganha destaque na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Situado em uma localização privilegiada, a menos de cinco minutos da região Sul da capital mineira, o bairro oferece uma oportunidade única de escapar da agitação da cidade e mergulhar em um oásis de serenidade e beleza natural.

Um dos destaques turísticos do Vale do Sereno é sua trilha ecológica, inaugurada recentemente. Ela marca também o ponto de partida do Jardim das Águas, um circuito urbanístico ambiental com mais de meio milhão de metros quadrados de APPs (Área de Preservação Permanente), situado nos fundos de vale de toda a região Norte de Nova Lima, que será viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada. Um verdadeiro convite à integração entre natureza e comunidade.

Leia mais:

Lucas Picchioni lança novo livro em BH neste sábado

Dados recentes mostram que o Brasil enfrenta uma crise de escassez de áreas verdes nas cidades, com apenas 12,4% do território coberto por florestas urbanas. Diante desse cenário, iniciativas como o Vale do Sereno assumem uma importância ainda maior na promoção do turismo sustentável e na conservação dos ecossistemas locais.

O percurso da trilha ecológica é de aproximadamente 2 Km, começando na Rua Vinhático (esquina com a Rua do Vale, no bairro Vila da Serra) até à Rua Ipê Branco (no Vale do Sereno). Este caminho, que está inserido nos 40 mil metros quadrados de APPs, dentro do Vale do Sereno, trata-se da porção inicial do circuito Jardim das Águas, cujas entradas serão marcadas por praças. O projeto arquitetônico da primeira praça, localizada no bairro Vila da Serra, prevê a construção de espaços que irão promover a interação dos ambientes com as pessoas que irão frequentá-los, com atrativos inéditos em comparação a outros equipamentos públicos da região.

Leia mais:

SIAMIG apresenta novidades bioenergéticas em feira mineira do agronegócio

A Trilha Ecológica proporciona a apreciação da beleza natural da região, que reúne cursos d’àgua, nascentes, cascatas em áreas de preservação permanente. Além disso, há sinalização de totens para orientar e estimular a preservação do bioma natural, bem como escadas, passarelas, portais, bancos e mirantes para contemplação.

Uma infraestrutura que torna o passeio seguro e naturalmente surpreendente, já que, no meio do caminho, também é possível encontrar moradores ilustres como pássaros típicos da região, pacus, micos e esquilos”, explica André Ayres, engenheiro arquiteto, com especialização em Design Urbano e Branding e idealizador do projeto de requalificação do Novo Vale do Sereno