• maio 17, 2024
  • 4 minutos

Curso gratuito ensina técnicas de pilotagem sobre moto

Curso gratuito ensina técnicas de pilotagem sobre moto

Aulas fazem parte da edição deste ano do programa Ande Seguro, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte

As aulas práticas acontecem em duas pistas (60 x 30 metros) instaladas em dois shoppings de BH
As aulas práticas acontecem em duas pistas (60 x 30 metros) instaladas em dois shoppings de BH (Foto: Divulgação CC / CDL-BH)

Até 30 de novembro, motociclistas da capital mineira podem realizar gratuitamente curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que integra a 11º edição do programa Ande Seguro. A campanha, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), começou no último dia 8 de abril.

Leia mais: 

Bruno Mars faz show no Mineirão

Durante a ação, serão disponibilizadas 5.920 vagas para motociclistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

“Esse curso surgiu de um alerta após a última edição da campanha Ande Seguro. Constatamos que quase metade dos condutores de motocicleta da capital mineira já se acidentou e mais de 72% nunca haviam realizado um curso de pilotagem segura”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O curso será ministrado em formato presencial, com carga horária de 120 minutos divididos em aulas práticas e teóricas. A partir da metodologia Honda, a formação vai abordar técnicas de pilotagem e desenvolver habilidades na condução segura da motocicleta para enfrentar qualquer situação no trânsito.

Serão apresentados ainda conteúdos sobre empreendedorismo, formalização dos microempreendedores individuais e planejamento. Os participantes receberão certificados ao fim do curso.

As aulas práticas acontecem em duas pistas (60 x 30 metros) instaladas nos shoppings Topázio Mall, no Castelo, e no Via Shopping Barreiro. A partir do dia 24 de setembro, uma terceira pista será instalada em local a ser definido.

O curso ensina técnicas de frenagem, curvas, ponto cego, trânsito em corredor, pilotagem com garupa e mochila, plano de rota e cuidados com a moto.

O facilitador é o instrutor de trânsito Ricardo Carvalho, que possui grande experiência em pilotagem avançada. Ele é piloto de Motovelocidade 600 Supersport autorizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), e também pela Federação de Motociclismo de MG (Fmemg). Também possui capacitação pela Escola de Pilotagem Helder Shad, Honda.

Para o diretor da Câmara Setorial Duas Rodas CDL/BH e diretor da Production Eventos, Milton Furtado, a falta de treinamento adequado é um dos principais fatores que causam acidentes com motos. “É fundamental treinar esses motociclistas, pois temos mais de 72 mil habilitados somente em Belo Horizonte e, segundo o último levantamento da campanha Ande Seguro, 53,6% atuam como entregadores e percorrem mais de 150 quilômetros por dia”, afirma.

No dia da aula, o QR COde gerado no ato do cadastro deve ser apresentado junto com um documento de identificação. Cada turma terá, no máximo, dez alunos.

O participante deverá comparecer com sua própria moto, capacete, calça e calçado fechado, e é obrigatório ser habilitado.

Para se inscrever clique AQUI