• setembro 18, 2023
  • 6 minutos

“Atleta por propósito”: esporte ajudou Influenciador a superar depressão

“Atleta por propósito”: esporte ajudou Influenciador a superar depressão

Influenciador Digital Vini Murta tem o objetivo de estimular, por meio do esporte, a capacidade de  ultrapassar as adversidades e não desistir da vida

WhatsApp Image 2023 09 18 at 15 34 27
O esporte como prevenção de suicídio é um dos lemas do Influenciador Vini Murta. 

Em junho de 2019, o influenciador Vini Murta decidiu se desafiar no triatlo, modalidade que nunca tinha se quer treinado. “Eu não sabia nadar, nunca tinha subido em uma bicicleta, utilizada nessa modalidade, e não tinha habilidade técnica de corrida”, explica o esportista que persistiu para concretizar o seu propósito de valorização pela vida, mesmo diante de tantos obstáculos. Seu estimulo faz parte do propósito que encontrou ao ver no esporte uma solução para driblar a depressão e combater o pensamento suicida.

“O esporte salvou minha vida e acredito que podemos salvar muitas outras também”, ressalta o atleta. Vinicius Murta é designer, palestrante, empreendedor social e, há mais de vinte anos, está à frente de projetos em apoio à estruturação familiar, à paternidade, a valorização e qualidade de vida.

Leia mais: 

Katz se associa à empresa espanhola para construção de casas impressas em 3D

O IronMan 70.3 é uma prova de triatlo de meia distância que consiste em: 1,9 km de natação, 90 Km de ciclismo e 21,1 de corrida. A soma das distâncias resulta em aproximadamente 113 Km, que corresponde a 70,3 milhas, por isso o nome.

Em 11 de setembro de 2022, sem ter participado de qualquer prova intermediária, Murta competiu pela primeira vez no IronMan, em São Paulo, e concluiu a competição em um tempo considerado muito bom.

Foram 05h 35min e 53 seg., mesmo com alguns problemas técnicos. Nas palavras do atleta: “as oposições aos desafios encontrados no esporte, ainda mais em modalidades de alta performance, me fazem lembrar de todas as dificuldades que enfrentei quando vivi a depressão, crises de ansiedade e síndrome do pânico e buscava forças para ultrapassar meus limites e não desistir”. Vini ressalta que se enche de satisfação quando recebe palavras de incentivo, não só de amigos, mas também depoimentos de seguidores das redes sociais que ele não conhece.

“Ultrapasse seus limites”

O impacto que as ações geram na vida das pessoas e o retorno positivo recebido pelo influenciador, deram luz e fôlego ao projeto “ULTRAPASSE SEUS LIMITES”. A experiência de superação chamou a atenção da grande mídia e de seguidores. A partir daí, palestras, eventos e produtos em apoio ao projeto não param de surgir.

Literalmente, Vini está “correndo atrás” de seu objetivo: provar que o esporte salva vidas e é eficaz na luta contra a depressão. O atleta participou de provas importantes de nível nacional e surpreendeu com seus resultados. O mais expressivo foi sua primeira maratona, em junho de 2022, em Porto Alegre, na qual percorreu a distância de 42.195 Km. O resultado foi acima das expectativas, concluindo a prova com o tempo oficial de 3h e 43seg.

Na sequência, o desafio foi a Maratona de Boston, a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada anualmente, disputada em 42,195 km. O percurso vai de Hopkinton a Boston, no estado de Massachusetts, Estados Unidos. Em abril de 2023, Murta participou da edição número 127, ano que marca uma década após o atentado que ocorreu no País. O clima frio, chuva e vento forte, não impediram que Vini terminasse a prova em 3horas e 50seg.

Recentemente, no dia 9 de setembro, mês de valorização da vida, Murta enfrentou mais um desafio. Um dia antes da data internacional que lembra a prevenção de suicídio, o atleta participou de uma ULTRAMARATONA. Foram mais de 50 Km, com mais de 800 metros de altimetria. A prova escolhida foi “CAMINHOS DE ROSA” que homenageia o poeta e escritor João Guimarães Rosa e acontece na cidade mineira de Paraopeba. O saldo final foi mais que positivo, em sua primeira ultramaratona, o atleta conquistou o vice campeonato geral da modalidade, surpreendendo a todos mais uma vez.

Esporte X Suicídio

Além de ter enfrentado depressão e síndrome do pânico, o influenciador já passou pela triste experiência de tentar suicídio na infância. Vini ressalta a importância de falar sobre a saúde mental o ano inteiro e não apenas no mês de setembro (mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio).

As ações de valorização da vida começaram em 2017 e conta com o apoio de profissionais da área da saúde, da educação, da comunicação e tecnologia. “Agora pretendo ampliar as ações com uma melhor estrutura de startup. As novidades incluem: o lançamento de uma série e de um livro, além de podcasts, produção de conteúdos em todas as plataformas digitais e palestras, tudo isso sem deixar de me dedicar à evolução enquanto atleta e humanista”, afirma o esportista.

Os trabalhos não param. A próxima iniciativa é o programa de capacitação “SER HUMANO 360” em apoio a empresas, escolas e sociedade geral. A ideia é resgatar os valores existenciais e valorizar a importância da família e do ser humano.

Agenda de Vini Murta

Para o ano de 2024, o atleta está com a agenda repleta de provas nacionais e internacionais, além de inúmeros projetos. “Os desafios vão muito além do meu desenvolvimento como atleta e ser humano. As pessoas acham tudo isso muito legal, mas não estão dispostas a sair da zona de conforto para ajudar”, desabafa.

Mas como Vini não teme desafios, sua jornada segue incansável na concretização de seus projetos e na busca pela conscientização das pessoas para a importância das ações que promovam o desenvolvimento do ser humano.

Uma linda história está sendo escrita pelo Humanista Vinicius Murta e você pode acompanhar tudo por meio das redes sociais: @vinimurta / @atletaporproposito Contato: 31 98894-3227 (Whatsapp) SAIBA COMO SER UM APOIADOR OU PATROCINADOR FOTO: Dennis Lima