- maio 5, 2025
- 6 minutos
Volta de voo direto entre BH e Montevidéu pode estar próximo

Em entrevista ao Conexão Turismo, cônsul do Uruguai em Minas, Luiz Dario Ávila, acredita que conexão pode ser refeita caso tenha sucesso nas negociações com Governo de Minas e Azul

Luís Otávio Pires
O consulado do Uruguai em Minas negocia com o governo estadual e a Azul para que Belo Horizonte volte a ter um voo direto do Aeroporto Internacional de Confins (BH Airport) para Montevidéu. A informação foi dada pelo cônsul do Uruguai, Luiz Dario Ávila, durante o episódio de estreia do Conexão Turismo, projeto da seccional Minas Gerais da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-MG), transmitido no último dia 2 de maio, pelo Youtube.
A rota entre a capital mineira e a uruguaia já existiu no passado, operada pela extinta companhia aérea uruguaia Pluna.
“Um dos meus sonhos como cônsul em Minas Gerais é negociar a criação dessa rota, o que facilitaria muito o fluxo de turistas. Hoje, a viagem mais rápida entre Belo Horizonte e Montevidéu leva no mínimo seis horas, o que é bastante, considerando que de BH a Portugal são apenas cerca de nove horas”, afirmou Luiz Dario Ávila.
Atualmente, os maiores fluxos de turistas brasileiros para o Uruguai vêm do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O Uruguai recebe, em média, 3 milhões de turistas por ano — quase o equivalente à sua população total —, sendo os brasileiros responsáveis por cerca de 14% desse número, atrás apenas dos argentinos.
Luiz Dario Ávila foi o primeiro convidado do projeto da seccional Minas Gerais da Abrajet-MG, que tem como meta promover encontros com personalidades de consulados, delegações diplomáticas e entidades do trade turístico nacional e internacional, em bate-papos recheados de informações sobre histórias e destinos visitados por turistas mineiros.
A entrevista foi conduzida por jornalistas da diretoria da entidade: Antônio Claret Guerra (presidente da associação e diretor do jornal MG Turismo), João Carlos Amaral (diretor de comunicação e responsável pelo Blog do João Carlos Amaral) – âncora da entrevista – e Luís Otávio Pires (diretor de expansão e editor do CIDADE CONECTA).
O episódio foi transmitido e gravado diretamente dos estúdios da Rede Prime de Comunicação de Mauro But, profissional com vasta experiência em audiovisual e passagens por diversas emissoras de TV de Belo Horizonte.
Enoturismo e tecnologia
Durante uma hora de entrevista, Luiz Dario Ávila trouxe outras informações relevantes sobre o Uruguai, país que no passado chegou a integrar o território brasileiro. Essa antiga ligação histórica, segundo o cônsul, explica a afinidade entre os povos e o grande interesse dos mineiros em visitar o país vizinho.
Um destaque da entrevista foi o enoturismo. O cônsul abordou o crescimento da produção de vinhos no Uruguai, com forte investimento em tecnologia nas vinícolas. Ele ressaltou a importância da uva Tannat, símbolo da viticultura uruguaia, e comentou sobre a excelente infraestrutura oferecida para os visitantes nas rotas do vinho, com ótimos hotéis, restaurantes, acesso facilitado e segurança.
“O turismo do vinho se mistura com a nossa cultura, atraindo cada vez mais visitantes em busca de experiências únicas em paisagens deslumbrantes, repletas de planícies e cidades belíssimas”, destacou Ávila. Além da capital Montevidéu, Punta del Este e Colônia do Sacramento são alguns dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros e de outras nacionalidades.
O episódio do Conexão Turismo também abordou temas como o comércio entre Brasil e Uruguai, o investimento de empresas brasileiras no território uruguaio, e o interesse de pequenas e médias empresas uruguaias no mercado brasileiro.
Em um ano emblemático para o Uruguai, que celebra em 2025 o bicentenário de sua independência (1825–2025), Ávila recordou episódios históricos, como a Guerra da Cisplatina, quando o país declarou independência do Brasil. Após o conflito, o Uruguai consolidou sua autonomia, orgulhando-se hoje de ser uma democracia sólida, com uma economia estável e diversificada, com destaque para os setores de indústria, tecnologia, agricultura, pecuária e turismo.
Ávila relembrou ainda que, após a independência, o país enfrentou uma guerra civil entre os partidos Blancos e Colorados, cujas disputas políticas moldaram sua história por décadas. “Hoje, o Uruguai está de braços abertos para receber turistas brasileiros — e, em especial, os mineiros”, afirmou o cônsul.
Galeria – imagens da confraternização da Abrajet-MG com o cônsul do Uruguai: