- Gastronomia
- agosto 17, 2026
- 5 minutos
Comemoração de 25 anos de tradicional restaurante de Tiradentes tem menu exclusivo durante festival
Tragaluz apresenta experiência em seis tempos que revisita sabores de sua trajetória, assinada pelo chef executivo Felipe Rameh

Da Redação
Há sabores que ajudam a contar a história de um lugar. Em Tiradentes, alguns deles passaram pela cozinha do Tragaluz ao longo dos últimos 25 anos. Para celebrar as Bodas de Prata, o restaurante escolheu o 29º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes como cenário para revisitar essa trajetória por meio de um menu especial.
Nos dias 21, 22, 28 e 29 de agosto, moradores, turistas e visitantes poderão experimentar uma experiência em seis tempos, criada pelo chef executivo Felipe Rameh e sua equipe. O menu também terá uma versão vegetariana.
A proposta vai além de uma comemoração de aniversário. O cardápio foi elaborado como uma viagem pela identidade construída pelo restaurante desde sua abertura, com ingredientes mineiros, produtos de pequenos produtores e receitas que fazem parte da história da Casa reinterpretados a partir de técnicas contemporâneas.
A experiência começa com uma surpresa preparada pelo chef e um aperitivo de boas-vindas para compartilhar. Na sequência, entram pratos como “Minas é Muitas”, um dos clássicos do Tragaluz, além de “O Porco e o Milho” e “Costela au Poivre”.
O percurso gastronômico inclui ainda uma seleção de queijos e doces artesanais mineiros. Para encerrar, duas sobremesas que se tornaram símbolos da Casa: a goiabada e o doce de leite fabricados no restaurante.
25 anos de cozinha mineira contemporânea
A trajetória da casa acompanha o crescimento de Tiradentes como destino turístico e gastronômico. Ao longo de duas décadas e meia, o restaurante construiu uma proposta baseada na valorização dos ingredientes e produtores locais e na releitura da culinária regional.

“O Tragaluz, reconhecido como protagonista da cozinha contemporânea de Minas Gerais, carrega uma alma jovem, curiosa e inquieta. Há 25 anos, ingredientes como o jiló, o quiabo, a carne de porco, a goiabada e o doce de leite habitavam quase exclusivamente os generosos e deliciosos almoços da tradicional comida mineira. Tivemos o cuidado — e também a ousadia, ainda que intuitiva naquele momento — de levá-los a um novo lugar: um cardápio à la carte noturno, onde a simplicidade se veste de elegância”, afirma o diretor executivo do Grupo Tragaluz, Pedro Navarro.
Segundo ele, a relação com a comunidade também faz parte da identidade construída pelo restaurante.
“Valorizamos a mão de obra local, os produtores da região e a cultura de nosso terroir”, completa.
Para Navarro, a cozinha do restaurante parte das diferentes matrizes que ajudaram a formar a gastronomia de Minas Gerais, incluindo influências portuguesas, africanas e indígenas, reinterpretadas sob uma perspectiva contemporânea. Ele salienta que a comemoração dos 25 anos também se conecta aos demais projetos do grupo, que reúne o Tragaluz, o Lagar Tragaluz, em Belo Horizonte e Tiradentes, o Museu de Arte de Tiradentes (Martir) e o Instituto Tragaluz, iniciativa social voltada à primeira infância.
Saiba mais sobre a comemoração das bodas do Tragaluz
- 29º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes – Bodas de Prata Tragaluz
- Datas: 21, 22, 28 e 29 de agosto de 2026
- Local: Tragaluz – Rua Direita, 52, Centro Histórico de Tiradentes (MG)
- Reservas: (32) 99968-4837 / (32) 3355-1424 / [email protected]