- Notícias
- abril 1, 2025
- 4 minutos
Associação de donos de hotéis quer maior conexão com o poder público

Nova gestão, que fica à frente da ABIH-MG até 2026, acredita que pode ajudar Minas a ser tornar um dos principais destinos turísticos do País

Consolidar Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do País é uma das metas da nova diretoria de Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), que teve a reeleição da empresária Flávia Badaró como presidente. Ela e os demais representantes da entidade ficam no cargo até 2026. A cerimônia de posse no último dia 27 de março no hotel Intercity BH Expo reuniu mais de 120 convidados, entre eles o Secretário Estadual da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Gonçalves e todo trade turístico do Estado.
A hoteleira, que preside a rede San Diego, afirmou que a ABIH-MG tem o compromisso de fortalecer ainda mais a conexão entre a hotelaria e o poder público estadual e municipal, a fim de assegurar que as demandas do setor sejam atendidas de forma eficaz.
“Além disso, estamos firmando parcerias com empresas privadas e instituições financeiras para disponibilizar linhas de crédito diferenciadas aos nossos associados, garantindo a excelência da rede hoteleira em Minas Gerais, independentemente do porte dos empreendimentos”, afirmou.
Associação mira maior profissionalização
Uma novidade nesta diretoria é Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH Expo, como vice-presidente. Para ele, um dos principais pilares dessa gestão está no fortalecimento e a profissionalização da hotelaria no interior do estado.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso dos hoteleiros a fornecedores estratégicos e oferecer treinamentos essenciais para o desenvolvimento local. Sabemos que a capacitação e a melhoria da infraestrutura são fatores determinantes para impulsionar o turismo e fortalecer a economia dessas regiões”, ressaltou.
O secretário Leônidas Oliveira, presente na solenidade, celebrou a parceria entre o governo e a ABIH-MG, e reafirmou o compromisso do estado com o desenvolvimento do setor de turismo. “A hotelaria de Minas Gerais é uma das grandes protagonistas do turismo nacional. Essa parceria contribui de forma efetiva para a consolidação do potencial turístico do estado, garantindo hospedagem de excelência e uma estrutura capaz de atender a demanda crescente de visitantes”, ressaltou.
Encontro de gestores fortalece o turismo
Na mesma semana da posse da diretoria da ABIH-MG foi realizado o sétimo Encontro de Gestores de Cultura e Turismo, com representantes de municípios de todas as regiões do estado. Este ano, o evento teve o número recorde de 11 mil inscrições nas diversas atividades. Realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e edição contou com a participação de gestores municipais de turismo de 741 cidades.
Criado em 2022 pela atual gestão, o encontro fortalece o diálogo entre Estado e municípios, para promover formação técnica, troca de experiências e construção de redes colaborativas, com o apoio institucional da Cemig e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
A programação envolve temas estruturantes como patrimônio cultural imaterial, economia criativa, turismo de experiência, storytelling, arte, sustentabilidade, gastronomia contemporânea e mercado global. Os temas reforçam a centralidade da cultura e do turismo nas estratégias de desenvolvimento dos municípios com a geração de emprego e renda por meio do setor.