• novembro 21, 2023
  • 5 minutos

Belo Horizonte terá centros de saúde climatizados

Belo Horizonte terá centros de saúde climatizados

Parceria-Público Privada entre a PBH e concessionárias beneficia mais de 124 mil usuários da saúde pública; aditivo assinado pela prefeitura também prevê quatro novas escolas e laboratório

 

CentroSaúde
Parceria Público-Privada: centros de saúde e escolas com melhores infraestruturas em benefício da população (Foto: Adão Souza/PBH)

A população de Belo Horizonte ganhará nove centros de saúde, quatro novas escolas e um laboratório para atendimento das demandas em diferentes bairros. A novidade é resultado do contrato da Prefeitura de BH com as concessionárias de Parceria Público-Privada SPE InovaBH e SPE SaúdeBH. Neste mês de novembro, foram assinados os aditivos contratuais que preveem a construção das novas unidades de educação e saúde primária. Também estão previstos novos serviços de manutenção e infraestrutura a serem prestados pelos entes privados.

 

Leia mais: 

Transporte público de BH recebe 56 novos e modernos ônibus

 

Algumas das construções já tiveram início, e outras estão programadas para começar ao longo de 2024. A obra mais demorada, referente ao CME (Centro de Materiais Esterilizados) e Laboratório, está prevista para ser entregue em até 18 meses do seu início.

 

No que se refere às escolas da SPE InovaBH, a Prefeitura solicitou a construção de quatro novas EMEIs, que representarão 1.760 novas vagas para a educação infantil nos bairros Buritis/Havaí, Betânia, Nova Gameleira e no Conjunto Capitão Eduardo.

 

No caso da SPE SaúdeBH, a Prefeitura de Belo Horizonte solicitou a construção de nove novos Centros de Saúde e um CME e Laboratório, que beneficiarão mais de 124 mil pessoas das regionais Barreiro, Norte, Pampulha e Venda Nova.

 

“O contrato inicial previa a construção de 50 centros de saúde. Estávamos trabalhando para ampliar esse número para 56, mas o prefeito autorizou que aumentássemos e chegamos a 59 novas unidades. É um ganho importante para nossa população e trabalhadores, pois são equipamentos com infraestrutura que garante muito conforto, contribuindo na melhoria da assistência ofertada”, afirma o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

 

Centros de saúde climatizados

O aditivo feito pela PBH também prevê a instalação de sistemas de climatização e ventilação mecânica em todos os Centros de Saúde. Sobre a climatização, CEO da SPE Saúde BH, João Mário Martins, destacou:

“O projeto de climatização foi pensado rapidamente pela Prefeitura de BH e pela SPE SaúdeBH para trazer o conforto térmico necessário para o atendimento dos usuários dos nossos Centros de Saúde. Nossa intenção é entregar o projeto o quanto antes para dar aos usuários alívio ao enfrentar as próximas ondas de calor”.

 

Sobre o Projeto em Modelo PPP

O modelo de PPP adotado pela Prefeitura de Belo Horizonte prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção das unidades fiquem sob a responsabilidade da parceira privada. No entanto, o atendimento aos usuários segue a cargo da administração municipal, com a prestação de 100% do serviço pela Secretaria Municipal de Educação e o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

As Parcerias Público Privadas de educação e saúde existem em Belo Horizonte há anos. Elas têm se mostrado uma das grandes soluções para melhor atender à população belo-horizontina. A SPE InovaBH entregou à Prefeitura e hoje mantém 51 escolas divididas entre EMEFs, de Ensino Fundamental, e EMEIs, de Ensino Infantil, atendendo mais de 25 mil crianças. Já a SPE Saúde BH entregou 48 Centros de Saúde, e deve entregar mais Centros ao longo de 2024.

 

Confira as unidades que terão novas estruturas:

Barreiro
Centros de saúde Independência e Diamante

Norte
Centro de Saúde Heliópolis

Pampulha
Centros de saúde Dom Orione e Itamarati

Venda Nova
Centros de Saúde Alameda dos Ipês, Céu Azul, Nova York e Minas Caixa