• setembro 29, 2023
  • 3 minutos

BH ganha sistema de bicicletas elétricas compartilhadas 

BH ganha sistema de bicicletas elétricas compartilhadas 

O bike Estácio é o primeiro sistema inteiramente elétrico e com produção 100% nacional da América Latina. Inicialmente, serão instaladas 10 estações

Bikeseletricas
Estação de bicicletas elétricas na avenida Olegário Maciel: mais mobilidade para o trânsito de BH (Foto: Cris Miranda)

A capital mineira ganhou, recentemente, projeto de bicicletas elétricas compartilhadas. Ao todo são 10 estações com 100 bicicletas 100% elétricas já estão em funcionamento. Elas foram inauguradas pela Prefeitura na sexta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro. A ação é uma parceria da PBH com a empresa Tembici e conta com o patrocínio da Estácio. Até o final do ano, serão 50 estações com 550 bikes. A empresa levou em consideração a topografia de BH para que a capital mineira recebesse o primeiro sistema com estações fixas e 100% das bicicletas elétricas da América Latina.

Leia mais:

GOL anuncia rota direta para Buenos Aires partindo do BH Airport

A presidente da BHTRANS, Júlia Gallo, destacou a importância da inovação no transporte na capital. “Queremos um trânsito mais seguro e saudável. Acreditamos que as bicicletas elétricas vão ganhar muitos adeptos, principalmente por causa do relevo da capital, e estimular pessoas que ainda não se aventuraram em usar uma bicicleta. Nós também estamos investindo em ciclovias e em campanhas educativas de segurança e acreditamos que a população de Belo Horizonte está se engajando no propósito de construir um futuro mais consciente no trânsito”, completou.

Os pontos de instalação das estações foram estabelecidos por meio de pesquisas e avaliações conduzidas pelos urbanistas da Tembici, em colaboração com os especialistas da Prefeitura, que consideraram fatores como a proximidade de ciclovias e a demanda da população.

Estrutura

O sistema de compartilhamento de bikes em Belo Horizonte conta com toda estrutura necessária para experiência do ciclista, permitindo o acesso a informações, cadastramento de usuários e retirada e devolução das bikes, em estações que estão localizadas em vários bairros da cidade.

Para a Estácio Belo Horizonte, instituição de ensino superior reconhecida pela realização de diversas ações sustentáveis, a Tembici é uma solução inteligente que responde à demanda de deslocamento de seus docentes, colaboradores e alunos, incluindo os estudantes do ensino digital, de forma dinâmica e socialmente responsável.

“Estamos honrados pela concretização de um trabalho que contou com profissionais de diferentes áreas, com foco no desenvolvimento de Belo Horizonte. Como faculdade, formamos profissionais que trabalham em projetos importantes como esse, e não poderíamos estar de fora de uma iniciativa que beneficiará os moradores da nossa cidade”, observa Bruno Antunes das Chagas, reitor da Estácio Belo Horizonte.