• fevereiro 2, 2024
  • 7 minutos

Carnaval 2024 traz a diversidade para as ruas; saiba onde curtir

Carnaval 2024 traz a diversidade para as ruas; saiba onde curtir

Os mais de 500 blocos que desfilarão na folia momesca da capital mineira têm a marca da diversidade; públicos variados e estilos musicais de todas as tribos prometem uma festa plural que começa neste sábado (3)

 

Carnaval de BH
O Carnaval da diversidade promete muitas alegrias e manifestações culturais (Foto: Bruno Figueiredo/Divulgação PBH)

 

O Carnaval de Belo Horizonte já começa neste sábado (3) às 9h com o om o bloco As Charangueiras, que sai na rua Paraíba, 1.360, na Savassi. Formado por 50 mães, As Charangueiras surgiram para atender a demanda das foliãs que querem curtir o carnaval de rua com os filhos.

 

Leia mais: 

Leo Paixão anuncia restaurante de frutos do mar e peixes em BH

 

 

No mesmo horário, o bloco Clandestinas inicia o desfile na rua Aarão Reis, 510, no Centro. O bloco Clandestinas é uma iniciativa do Movimento de Mulheres Olga Benário. Também no sábado, a APAETUCADA inicia o desfile às 14h30 na Rua Cristal, 99, bairro Santa Tereza. O cortejo conta com a participação de instituições de apoio às pessoas com deficiência e grupos ligados ao trabalho social e população de baixa renda. Também fazem parte do desfile escolas especiais públicas e privadas.

Carnaval da diversidade com o Panthera Disco

 

Às 16h do sábado (3) é a vez do bloco Panthera Disco iniciar o cortejo na rua Manaus, 648, bairro Santa Efigênia. O Panthera Disco surgiu da ideia de levar a energia da festa de mesmo nome para as ruas do Carnaval, o som da discoteca, das festas LGBTQIA+ e fazer o direito de poder se expressar, se vestir, dançar e amar de forma livre e alegre.

Domingo tem mais folia

 

No domingo (4), a folia começa às 9h com os blocos Buritis de Guimarães Rosa e Boi Encantado das Minas e das Gerais, que desfilam, respectivamente, na rua Juvenal Melo Senra, 409, no Belvedere, e na Rua da Bahia, 1212, no Centro.

 

Marcado para os dias 9, às 18h, e 10, às 16h, o Kandandu acontecerá no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro), com entrada gratuita, e reunirá os blocos Afoxé Bandarerê, Bloco Arrasta Bloco de Favela, Bloco Afrodum, entre outros.

Carnaval no interior: 1ª edição do CarnaMata 2024

O Carnaval terá, pela primeira vez, seu aquecimento na Zona da Mata, região rica em folclore e tradições orais, lendas, contos populares e artesanato. A 1ª edição do CarnaMata 2024 será realizada em Ponte Nova e Oratórios, neste sábado (3) e na próxima sexta-feira (9).
Entre as atrações confirmadas, os blocos do Índio e Feliz Idade, os grupos Charanga Pop – composto por instrumentos de metal e bateria –, e Banda Charme, Jader Joanes e banda, Will Motta e banda, e DJs. Os foliões poderão participar ainda de oficinas de percussão e sopros, ministradas pelo Arildo Nani, Piazza e João Vianna.
IMG 20240129 WA0114
Carnaval na Zona da Mata terá apresentação de Jader Joanes (Foto: Pedro Bichuete)
Com um público estimado de três mil pessoas por dia em cada cidade, o CarnaMata 2024 tem o objetivo de promover a cultura local e tradicional, mostrando todo o potencial artístico e turístico da região. “O CarnaMata é uma celebração de todas as pessoas que fazem o carnaval de rua acontecer em Ponte Nova e Oratórios, gerando um sentimento de pertencimento nos munícipes”, declara Lúcia Cruz, produtora executiva e diretora geral do projeto.
A festa também tem o compromisso socioambiental, e ocupará locais com piso tátil, corrimão, rotas de fácil acesso, contará com espaço de manobra para cadeira de rodas em palcos e camarins, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e outros recursos que garantam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, idosas e PCD.
As estruturas temporárias serão feitas com materiais sustentáveis, haverá pontos de coleta para cultivo ou descarte de materiais recicláveis, orgânicos e resíduos comuns. “Serão selecionados parceiros na área gastronômica que minimizem o uso de produtos aplicados, como copos, pratos e talheres, incentivando a utilização de itens reutilizáveis ou biodegradáveis”, encerra.