• março 28, 2024
  • 7 minutos

Casa Fiat de Cultura exibe exposição “Revela”

Casa Fiat de Cultura exibe exposição “Revela”

Natural de Belo Horizonte, Coniiin inaugura programação 2024 dos artistas selecionados no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria; mostra pode ser vista de 2 de abril até o dia 19 de maio na Casa Fiat de Cultura

 

Foto exposição casa Fiat
A exposição apresenta 12 fotografias e uma instalação em lambe-lambe e foi selecionada no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria (Foto: Divulgação CC/Casa Fiat de Cultura)

 

 

Mais do que registrar momentos, a fotografia é capaz de revelar memórias e despertar a consciência sobre o ser e o estar no mundo. É esse o caminho atravessado na exposição “Revela”, do artista Coniiin, que fica em cartaz na Casa Fiat de Cultura de 2 de abril a 19 de maio de 2024.

 

 

Leia mais:

Agência mineira passa a cuidar da comunicação digital das concessionárias Hyundai de todo o País

 

 

A mostra apresenta 12 fotografias e uma instalação em lambe-lambe e foi selecionada no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Para marcar a abertura, no dia 2 de abril, às 19h, será realizado um bate-papo com o artista, na Casa Fiat de Cultura, além de uma visita mediada.

 

No dia 2 de abril, às 19h, o artista estará na Casa Fiat de Cultura para receber o público e fazer a abertura da exposição. Será realizado um bate-papo com Coniiin, e, em seguida, uma visita pela mostra. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

 

Na exposição “Revela”, o artista retrata temas com os quais se identifica e pessoas que o inspiram. Através das lentes, captura uma série de detalhes, que celebram o tempo, os contornos, a identidade e a diversidade da pele negra, em uma jornada visual que transcende o olhar superficial.

 

Coniiin atua há anos com a cobertura de eventos, em especial da cena de reggae e hip hop, com artistas negros. Essas referências podem ser vistas em seus registros, que também contemplam composições artísticas, o contraste de luz e sombra e a sutileza dos movimentos.

 

Essa é a primeira exposição de Coniiin, que teve o primeiro contato com uma câmera fotográfica há uma década, quando ainda tinha 18 anos. À época, trabalhava em uma fábrica, na zona leste de Belo Horizonte – onde nasceu e vive até hoje –, quando descobriu as possibilidades da fotografia. Ele, que é míope, sente que a visão foi ampliada pelas lentes.

 

 

“A fotografia mudou minha vida e se tornou um reflexo de como vejo o mundo”, reflete.

 

 

Ao longo desses 10 anos, o artista acumulou mais de 100 mil fotografias e a experiência de atuar em diferentes campos. Os primeiros cliques, ainda amadores, eram de texturas e animais. Mas, logo, profissionalizou-se e começou a fazer ensaios e eventos particulares. Aos poucos, as oportunidades cresceram.

 

O passo seguinte foram os grandes eventos, que marcaram uma virada de chave e sua intimidade com o universo da música – além das fotos, Coniiin também é diretor de videoclipes e a mente criativa por trás das capas de discos de músicos mineiros.

 

Ele conta que, nesses locais, gosta de registrar processos e bastidores, como o trabalho da produção, os imprevistos e a troca de ideias. Um pedido recorrente, por parte dos contratantes, começou a levantar questões que marcam seus registros.

 

Na galeria, o público perceberá esses e outros questionamentos em fotos que celebram a diversidade, as diferentes expressões culturais, o movimento do corpo, as ruas e, especialmente, as pessoas pretas.

 

 

“Rever minhas fotos sempre abre minha mente. Foi a partir da minha fotografia que comecei a me entender como pessoa negra e o que isso significa”, revela o artista.

 

 

Revela na Casa Fiat

 

As fotografias exibidas em “Revela” sintetizam a produção do artista, que, ao longo de dez anos, já fez mais de 100 mil registros. Destaque para eventos, cenas das ruas de Belo Horizonte e de eventos que, para ele, são ambientes em que as pessoas se conectam. Por meio das imagens, Coniiin deseja despertar a memória e a consciência dos espectadores. “Daqui a dez anos, as pessoas que fotografei estarão diferentes, mas aquele momento está congelado e isso também promove mudanças”.

 

Com forte inspiração da música, o artista espera que seu trabalho se torne referência e que as pessoas possam olhar para as obras e se sentir tocadas. “Quando era criança, olhava as capas dos DVDs que meu pai tinha em casa e queria fazer algo parecido. Gostaria que as próximas gerações pudessem ter o mesmo sentimento com minhas fotos”, idealiza.

 

 

Lista de obras da exposição

 

  • Universo (lambe-lambe)
  • Ilumina (2017)
  • Identifica (2018)
  • Transparecer (2017)
  • Instante – Henrique (2017)
  • Abrindo os caminhos (2017)
  • Satisfaz my soul – Mayí (2017)
  • Ponto de vista (2017)
  • Traçando caminhos (2019)
  • A rua fala (2018)
  • Referências da minha área – Niko (2018)
  • Coniiin (2018)
  • Plenitude – Primeiro Ensaio – Flávio Roque (2018)

 

 

Quem é Coniiin

 

Natural da região Leste de Belo Horizonte, o fotógrafo teve seu primeiro contato com uma câmera fotográfica aos 18 anos, e, por meio dela, foi capaz de ver e focar os detalhes, como até então não conseguia.

 

Com ampla experiência em eventos, como Planeta Brasil e Festival Batekoo SP, e ao acompanhar o músico Djonga no Festival Rap Cena, e no Festival João Rock, dentre outros, ele evoca memórias da adolescência em seu trabalho, o que inclui imagens de clipes de hip hop.

 

A visão dessas referências moldou escolhas do artista, sobre quem e o que escolhia fotografar. Para Coniiin, o importante é registrar aqueles com quem ele se identifica e se inspira – e o que mais o inspira, além das telas, são seus amigos e a família.

 

 

Leia mais

Produtores de leite em Minas ganham proteção do governo