• janeiro 8, 2024
  • 4 minutos

Dengue: vacina começa a ser aplicada em fevereiro

Dengue: vacina começa a ser aplicada em fevereiro

Ministério da Saúde inclui vacina contra a dengue no SUS; Brasil é o primeiro país a incorporar o imunizante no sistema público de saúde

 

FotovacinaIgorEvangelistaMS
O Ministério da Saúde começará a distribuir a vacina Qdenga a partir de fevereiro. Primeiro lote está previsto com 460 mil doses (Foto: Igor Evangelista/MS)

 

A partir deste mês de fevereiro, a vacina da Dengue começará a ser aplicada. Com isso,  o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A vacina, conhecida como Qdenga, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, a vacinação será focada em público e regiões prioritárias.

 

Leia mais: 

 

Copasa inicia obras de tratamento de esgoto na Pampulha

 

 

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

 

Agora, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalhará junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível, com público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses.

 

Vacina será em duas doses

 

Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.

 

A vacina Qdenga é aprovada para a prevenção da dengue em indivíduos na União Europeia (UE)/Espaço Econômico Europeu (EEE) — incluindo todos os Estados-Membros da UE e Irlanda do Norte, bem como países do EEA (Islândia, Liechtenstein, Noruega) e Grã-Bretanha.

 

Nestes países a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas. Indonêsia e Tailândia também aprovaram o registro da vacina, assim como a Argentina, que ainda não incorporou o imunizante ao sistema de saúde local.