• junho 13, 2024
  • 4 minutos

Festival do Queijo Artesanal de Minas começa nesta quinta-feira

Festival do Queijo Artesanal de Minas começa nesta quinta-feira

Pequenos produtores mineiros vão apresentar seus produtos para compradores de nove estados durante Agenda de Relacionamento

Queijo artesanal de Minas Foto Renata de Paoli (2)
Festival do Queijo Artesanal de Minas começa nesta quinta-feira (Foto: Renata de Paoli)

Produtores mineiros de queijos e pequenas agroindústrias do Estado possuem um encontro marcado no Festival do Queijo Artesanal de Minas (FQAM), a partir desta quinta-feira, 13. O evento acontece no Expominas, em Belo Horizonte, das 13h30 às 18h.

Leia mais:

Instituição faz campanha de doação de itens de inverno; saiba mais

Neste ano, a expectativa é que o evento aproxime 40 produtores de queijos, doces, cachaça, cafés, mel e geleias com 16 potenciais compradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Com o objetivo de estimular a indústria local, no segundo dia de festival, pequenos produtores mineiros vão apresentar seus produtos para empórios e lojas de alimentos na Agenda de Relacionamento. Esse modelo possui uma dinâmica diferenciada, com foco para a criação de network, que contribui para contatos posteriores a fim de gerar negócios e firmar novas parcerias, ampliando a capacidade de comercialização dos pequenos negócios ofertantes.

A Agenda de Relacionamento é um importante instrumento de acesso ao mercado, que estimula o intercâmbio comercial entre quem oferece com quem procura um determinado produto. Além disso, é um ambiente propício para fazer negócios, criar uma rede de contatos, realizar acordos de cooperação e prospectar vendas“, afirma a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.

 Festival do Queijo Artesanal de Minas

Além de conectar produtores e empresas compradoras, o Festival do Queijo Artesanal de Minas também terá espaço para os visitantes conhecerem, degustar e comprar as iguarias da gastronomia mineira.

Leia mais:

Conferência Internacional do Trabalho reúne líderes na Suíça

Durante os três dias do festival serão expostos e comercializados queijos de várias regiões do estado, além de doces, quitandas, licores, cachaça e geleias, feitos por pequenas agroindústrias apoiadas pelo projeto Origem Minas, uma iniciativa criada pelo Sebrae Minas em parceria com o Sistema Faemg/Senar. “Haverá um estande coletivo onde público do festival vai ter acesso aos produtos da agroindústria mineira que expressam a mineiridade. Os visitantes terão a oportunidade de degustar e comprar diretamente dos produtores”, justifica a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.

“O festival contará também com o Empório Sistema Faemg Senar, uma vitrine para que produtores rurais possam expor e comercializar os seus produtos. São cafés, doces, quitandas, defumados, licores e geleias, fabricados com o capricho e qualidade típicos dos produtores rurais mineiros, e a expertise adquirida em cursos, treinamentos e Assistência Técnica e Gerencial do Senar Minas”, acrescentou Paula Lobato.

6ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas

  • Local: Expominas (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira, Belo Horizonte)
  • Data: 13/06 – 12h às 22h
  • 14/06 – 12h às 22h
  • 15/06 – 10h às 22h
  • Mais informações e ingressos gratuitos: www.festivalqam.com.br