• março 7, 2024
  • 4 minutos

Governador destaca atuação integrada das forças de segurança

Governador destaca atuação integrada das forças de segurança

Em evento com vereadores e gestores municipais mineiros, Zema enumerou ações do Estado que também contribuíram para melhoria nos indicadores da criminalidade

 

Governador Zema
Em encontro com vereadores e gestores municipais mineiros, o governador Romeu Zema apresentou os resultados no combate à criminalidade no Estado (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

 

 

Segurança em Minas. Em uma palestra ministrada para vereadores e gestores dos municípios mineiros, nesta quarta-feira (6), em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema ressaltou os avanços do Governo no enfrentamento à criminalidade no Estado.

 

 

Leia mais:https:

Stellantis anuncia investimento bilionário no Brasil

 

 

Zema foi um dos palestrantes do Congresso de Gestão Pública, promovido pelo Instituto Rui Barbosa – Escola de Gestão Pública, que aborda, nesta 11ª edição, a segurança pública nas cidades.

 

“Podemos falar, com orgulho, que nosso estado e o de Santa Catarina são os mais seguros do Brasil”, disse o governador, em menção a uma pesquisa sobre a sensação de segurança da população, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O governador lembrou, ainda, que houve redução do número de crimes violentos em Minas nos últimos anos, de 54,5%, no período de2019 a 2023.

 

“Isso ocorreu com gestão porque, para as políticas de segurança pública funcionarem adequadamente, precisamos trabalhar de maneira mais integrada. E avançamos muito nessa coordenação entre Polícia Civil (PCMG), Polícia Militar (PMMG) e Polícia Penal (Depen-MG), reforçando que o trabalho de um é continuação do outro”, ressaltou Zema.

 

Em sua apresentação, que também teve a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto, o governador ainda atribuiu as melhorias aos investimentos realizados pela administração estadual nas forças de segurança, e o melhor aproveitamento de aeronaves para deslocar o Batalhão de Operações Especiais da PMMG para o combater, por exemplo, assaltos a bancos, em cidades como Uberaba e em Salinas.

 

“Em 2016, houve 263 ocorrências de explosões a caixas eletrônicos e assaltos a bancos. Em 2023, foram três”, comparou.

 

 

Workshop de Inteligência

 

Diretores e chefes do serviço de Inteligência das polícias militares dos 26 Estados e do Distrito Federal se reuniram para discutirem diversos temas relacionados às atividades de inteligência policial, com objetivo de proporcionar um ambiente de imersão e intercâmbio de experiências entre as instituições.
O encontro fez parte do I Workshop de Inteligência das Policiais Militares do Brasil, uma iniciativa do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), e ocorreu de 26 a 29 de fevereiro, em Caeté.
“É uma satisfação para a Polícia Militar de Minas Gerais sediar esse evento de grande importância para a segurança pública do país e para as instituições. A atuação do serviço de inteligência das corporações, têm apresentado resultados de grande relevância no combate à criminalidade nos estados, com diversas prisões e apreensões de criminosos independente do local da ocorrência”, afirmou o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento.