Importante universidade anuncia construção de campus em Nova Lima

Importante universidade anuncia construção de campus em Nova Lima

Assinatura de contrato entre PUC Minas e CSUL é pontapé inicial para nova unidade da instituição de ensino superior na região da Lagoa dos Ingleses; projeto promete seguir conceito sustentável e de cunho social

Dirigentes da Sociedade Mineira de Cultura, PUC Minas e CSul participaram da assinatura de contrato simbólica do novo projeto de universidade na região da Lagoa dos Ingleses
Dirigentes da Sociedade Mineira de Cultura, PUC Minas e CSul participaram da assinatura de contrato simbólica do novo projeto de universidade na região da Lagoa dos Ingleses (Foto: Guilherme Simões)

 

A Sociedade Mineira de Cultura, PUC Minas e a Csul, principal empresa imobiliária da região do Alphaville, através de seus dirigentes, assinaram neste sábado, 10 de maio, de contrato para futura instalação de campus da universidade na região da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima.

A solenidade de assinatura simbólica reuniu o presidente da Sociedade Mineira de Cultura (SMC), Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o reitor da universidade, prof. dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, e o CEO da CSul, Maury Bastos.

Também participaram da reunião o gerente de contratos e convênios da SMC, Carlos Barbosa; o chefe de gabinete da reitoria, prof. dr. Guilherme Colen; a secretária geral e consultora jurídica, profª. drª Anne Shirley Martins; o secretário de comunicação, prof. dr. Mozahir Salomão; a pró-reitora de extensão, profª. drª. Carolina Resende; o diretor da SMC e pró-reitor de logística e infraestrutura, prof. Rômulo Albertini; o pró-reitor de graduação, prof. Eugênio Batista e o secretário de planejamento e desenvolvimento institucional da PUC Minas, prof. dr. Marcos Kutova.

O documento define o cronograma de implantação do novo projeto, que promete ter um conceito moderno e sustentável, voltado para cursos de graduação e pós-graduação na área de tecnologia. O objetivo é, segundo os envolvidos, aproximar a instituição de ensino de áreas com alto potencial de crescimento e inovação, como o vetor sul.

O novo campus da PUC Minas ficará na avenida Wimbledon, com vista para a Lagoa dos Ingleses. O empreendimento é pensado em consonância com o conceito de cidade inteligente e sustentável promovido pela CSul, com foco na qualidade de vida, segurança, inovação, mobilidade e meio ambiente.

“Desejamos que esse momento possa significar contribuições relevantes para o desenvolvimento da região e da sociedade mineira. Que esta seja uma Universidade inovadora, sobretudo diante de tantos desafios científicos e tecnológicos da atualidade. Compreendemos que esse novo Campus não se trata apenas de uma construção a mais, mas também um grande projeto de inovação”, enfatizou o Grão-chanceler, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Para o reitor, a data da assinatura do contrato é simbólica, uma vez que coincide com a data na qual é recordada a memória da ordenação episcopal de Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Segundo o reitor Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, o empreendimento naquela região abre perspectivas inovadoras em um tempo com demandas exigentes no campo da gestão. O braço social, característico da PUC Minas, também estará presente e possibilitará a transformação de vidas, com o acesso à educação para pessoas que em outras circunstâncias e instituições não teriam as condições que encontram em uma Pontifícia Universidade Católica como a PUC Minas.

O CEO da CSUL, Maury Bastos, explicou que foram vários anos de trabalho em parceria com a diretoria de logística e infraestrutura da SMC até a assinatura do contrato.

“Vamos transformar aquela região e a vida de milhares de pessoas. Tenho certeza de que os alunos vão ter orgulho de falar que estudaram naquele Campus e terão a sua passagem por ele como referência de vida”, afirmou Maury, que estudou na PUC Minas.