- outubro 18, 2023
- 4 minutos
Cinema Inhotim exibe filmes neste final de semana

O Instituto Inhotim exibe dois filmes, neste sábado e domingo (21 e 22/10), que fizeram parte das exposições “O mundo é o teatro do homem” e “Quilombo: vida problemas e aspirações do negro”

O Cinema Inhotim realiza, nestes dias 21 e 22 de outubro, duas exibições que serão apresentadas no Espaço Igrejinha e o acesso é livre e por ordem de chegada. As duas produções são do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra. A atividade faz parte de um programa público de ativação das exposições, que serão acompanhadas de falas dos curadores e de parte dos artistas.
Leia mais:
O Cinema Inhotim exibirá, no sábado 21, o filme “Insurgências Quilombolas”, obra do Nacional Trovoa que apresenta a perspectiva do coletivo formado por artistas, curadoras e arte-educadoras racializadas. O vídeo aborda uma série de experiências atravessadas pelo desejo do bem viver, da memória e o que constitui os territórios-corpos-quilombos, enquanto um espaço de libertação e cura – chamado de Trovoa.
Já “Olho da Rua”, de Jonathas de Andrade, parte dos preceitos do Teatro do Oprimido, técnica desenvolvida por Augusto Boal, para acessar protagonistas em seus mundos pessoais. A exibição será acompanhada por trilha musical ao vivo, executada pelos músicos Homero Basílio, Emerson Rodrigues e Antônio do Rego Barreto Filho.
As exibições serão realizadas no Espaço Igrejinha e o acesso é livre aos visitantes do Instituto, por ordem de chegada. Artistas e curadoria artística do Inhotim estarão presentes para bate-papos antes e depois das sessões. Participantes dos programas Amigos do Inhotim e Nosso Inhotim têm lugares garantidos nos eventos.
Confira os dias de exibição:
Sábado (21/10) – Exibição do filme “Insurgências Quilombolas”, de Nacional Trovoa
às 14h e às 15h30
Espaço Igrejinha
Domingo (22/10) – Exibição do filme “Olho da Rua”, de Jonathas de Andrade, com trilha musical ao vivo
às 14h30 e às 15h30
Espaço Igrejinha
O Instituto Inhotim tem entrada no valor de R$50,00 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos, moradores do Inhotim cadastrados no programa Nosso Inhotim e Amigos do Inhotim não pagam entrada.
A entrada gratuita é sempre às quartas-feiras e no último domingo do mês.
Onde ir:
O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.