• junho 30, 2023
  • 3 minutos

Marcopolo desenvolve micro-ônibus com tecnologia autônoma

Marcopolo desenvolve micro-ônibus com tecnologia autônoma

Encarroçadora escolhe o Volare Attack 8 para receber equipamentos e transitar sem a necessidade de intervenção ou monitoramento remoto.

(Fotos: Divulgação CC / Marcopolo)

A Marcopolo desenvolveu um protótipo de micro-ônibus  autônomo, em parceria com a Lume Robotics, através da  Marcopolo Next, área responsável pela aceleração de programas de inovação da empresa. 

O projeto integrou o modelo Volare Attack 8 para operar  sem a necessidade de intervenção ou monitoramento  remoto. A tecnologia pode ser programada para operar  na faixa ideal de eficiência, o que permite uma redução  no consumo de combustível e na emissão de poluentes.  O nível de segurança e conforto é satisfatório, informa o  fabricante.

O protótipo com capacidade para 21 passageiros conta com um sistema robótico para trafegar de modo autônomo  em situações específicas, como circuitos fechados de baixa velocidade.

Para chegar ao produto final, as empresas envolvidas no  programa precisaram de dois anos de trabalho. Com o fim  da etapa inicial, ocorreu a primeira avaliação em ambiente  operacional real em março deste ano.

Segundo a Marcopolo, a tecnologia autônoma pode  ser aplicada em qualquer um de seus ônibus, desde que  tenham câmbio automático. Mas, desta vez, o Volare Attack 8 foi considerado ideal para essa etapa dos estudos por ser um produto versátil. 

O hardware e o software são embarcados diretamente  no veículo e dispensam a necessidade de conexão com a  internet. Isso reforça a segurança cibernética do protótipo,  uma vez que todas as funções de condução são off-line.

O modelo recebeu módulos de comando elétricos e  pneumáticos para controlar a direção, freios, acelerador