- agosto 25, 2023
- 6 minutos
Marte Um vence o 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: saiba onde assistir

A produção mineira Marte Um terminou a noite com oito troféus Grande Otelo, inclusive de Melhor Longa-Metragem Ficção e Melhor Direção

O diretor mineiro Gabriel Martins tem motivos o suficiente para comemorar. Afinal, seu o aclamando longa “Marte Um” continua gerando frutos. Dessa vez, foi no 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, cerimônia que rendeu ao filme oito troféus Grande Otelo, nesta terça-feira, 23.
Leia mais:
Com presença de autoridades, solenidade marca lançamento do Colégio Santo Agostinho no Alphaville
A premiação, realizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, e teve apresentação de Silvio Guindane e Cláudia Abreu.
Marte Um
A história é ambientada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e acompanha o cotidiano de uma família negra de classe média baixa.
O protagonista é Deivinho, vivido pelo ator mirim Cícero Lucas, que sonha em ser astronauta, mas é forçado por seu pai a ser jogador de futebol. Por meio de uma narrativa atenta e um olhar sensível, que evidencia como o racismo e o conservadorismo permeiam a vida das personagens, o filme apresenta a delicadeza que só a arte é capaz de proporcionar.
O filme, inclusive, chegou a concorrer a uma vaga ao Oscar 2023 para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro, mas não chegou entre os cinco finalistas.
No elenco, estão Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorín.
Confira o trailer de Marte Um abaixo:
Marte Um venceu as categorias:
- Melhor Longa-Metragem Ficção;
- Melhor Direção;
- Melhor Roteiro Original;
- Melhor Ator;
- Melhor Ator Coadjuvante;
- Melhor Direção de Fotografia;
- Melhor Montagem;
- Melhor Som.
Onde assistir
Marte Um já está disponível na Globoplay e online para aluguel em plataformas de streaming de operadoras, como Claro TV+ e Vivo Play.
O filme é o segundo longa do cineasta Gabriel Martins. É parceria entre as produtoras Canal Brasil e Filmes de Plástico. Além disso, contou com gravações em Contagem e Belo Horizonte.
Polêmica
Em meio a comemorações, a cantora e atriz Liniker, que protagonizou a série “Manhãs de setembro”, obra que levou prêmio de melhor série brasileira de ficção, fez um desabafo nas redes sociais. A artista afirmou que não foi convidada para a cerimônia do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.
“Ontem, eu não fui convidada para poder celebrar ao lado da equipe e elenco o prêmio que ganhamos, a noite de vitória ao lado de tantos outros artistas e colaboradores do audiovisual brasileiro e mundial, ontem fomos esquecidas mais uma vez, na hora de estourar a champanhe quando chegamos no esperado “rolo 100” de uma produção, ontem o cinema brasileiro esqueceu, mais uma vez, as outras pessoas que colaboram para a criação de um projeto de nível mundial e que mudou sim, a história do audiovisual brasileiro da última década. Não só pelo meu trabalho, mas pela força e talento único de cada pessoa que se dedicou para que a série nascesse”, escreveu em uma postagem no Instagram.
Confira o texto na íntegra AQUI
Veja o vencedores do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Melhor Longa-Metragem de Ficção
- A Viagem de Pedro
- Eduardo e Mônica
- Marte Um (VENCEDOR)
- Medida Provisória
- Paloma
Melhor Longa-Metragem Documentário
- A Jangada de Welle
- Amigo Secreto
- Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo
- Kobra Auto Retrato (VENCEDOR)
- O Presidente Improvável