• julho 28, 2023
  • 3 minutos

Minas é destaque no Mercado Livre de Energia

Minas é destaque no Mercado Livre de Energia

Governador Romeu Zema exalta participação da Cemig no programa que garante fornecimento limpo e renovável à população

IMG 20230728 WA0004
Minas é destaque no Mercado Livre de Energia (Foto: Pixabay)

O governador Romeu Zema voltou a exaltar, nas redes sociais, o desempenho de Minas Gerais no Mercado Livre de Energia. É que o Estado tem apresentado um crescimento expressivo de 32,5% no número de empresas que aderiram ao programa, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

De acordo com o governador, Minas está comprometido em atrair investimentos para impulsionar a produção de energia limpa e renovável, a fim de garantir um crescimento sustentável em todo o Estado. “Visando facilitar a adesão ao mercado livre, têm sido adotadas medidas para reduzir burocracias e tornar o ambiente mais atraente, o que se traduz em cerca de 13 mil potenciais clientes interessados em fazer parte dessa modalidade”, afirma.

O Mercado Livre de Energia oferece ao consumidor a liberdade de escolher o fornecedor de energia elétrica. Além disso, por ser uma modalidade competitiva, com contratos mais longos, o preço da energia acaba sendo menor do que no mercado cativo.

Ainda segundo Zema, dentro desse contexto, a Cemig se destaca como líder nacional e referência no mercado livre, com uma participação de mais de 15% em toda a comercialização de energia no Brasil. “A expectativa é continuar investindo no desenvolvimento sustentável de Minas, buscando um equilíbrio que traga novas oportunidades para os mineiros”, ressalta.

O balanço da CCEE mostra que Minas Gerais está entre os cinco estados que registraram o maior número de migrações de unidades para o mercado livre de energia no primeiro semestre de 2023. No ambiente, grandes consumidores da indústria e empresariais podem escolher o seu fornecedor e firmar contratos personalizados para as suas demandas.

Ao todo, 216 empresas mineiras aderiram ao ambiente no período, volume menor apenas que o de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. A maioria dos novos pontos de consumo representa empresas dos ramos de comércio, serviços e a indústria alimentícia.

A vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Talita Porto, esclarece que a expansão do mercado livre em 2023 está mais acelerada em todo o País.

“São consumidores que estão em busca de mais flexibilidade, de preços atrativos e, cada vez mais, querem optar pela compra de energia renovável. Essas vantagens explicam o interesse cada vez maior no ambiente”, avalia.
Presente há 25 anos no Brasil e, a partir de 2024, disponível para todas as empresas em alta tensão, o Mercado Livre de Energia oferece garantia de economia, previsibilidade de custos e a opção de adquirir energia de fontes renováveis. Tudo isso sem comprometer a qualidade da energia fornecida à sua empresa.