- agosto 23, 2023
- 3 minutos
Minas e Unicef apresentam projeto para oferecer vagas de emprego e ensino profissionalizante

Plataforma “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais” vai conectar jovens em situação de vulnerabilidade a programas de formação e oportunidades no mercado de trabalho, em parceria com a Unicef

Nesta terça-feira, 22, o Governo de Minas apresentou, em Belo Horizonte, um projeto de criação de oportunidades de formação profissional e trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Leia mais:
Projeto Inconfidências Gastronômicas ganha nova edição em Tiradentes
Na ocasião, o governador Romeu Zema assinou um memorando de entendimento com o Unicef estabelecendo o “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais”, programa que busca conectar jovens de 14 a 29 anos – estudantes ou que já concluíram cursos de formação profissional no estado – a oportunidades de aprendizagem, estágio e emprego formal, além de cursos e trilhas formativas.
O programa estabelece uma frente dedicada a Minas integrada à maior articulação do Brasil pela inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) do Unicef. Com o apoio de parceiros, a iniciativa protende gerar oportunidades para garantir uma transição positiva da juventude da escola para o trabalho.
“A qualificação profissional é um dos grandes componentes do desenvolvimento econômico. Este é um momento muito importante, que vem complementar o nosso programa Trilhas de Futuro, e assim estamos dando mais um passo significativo em direção a este futuro”, destacou Romeu Zema, ao lado dos secretários de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, e de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga.
Na sequência, o diálogo entre as áreas do Governo do Estado envolvidas para garantir o sucesso do projeto de ensino técnico em todas as suas etapas foi um dos pontos ressaltados pelo secretário de Educação.
“São ações que vão fazer diferença lá na ponta. Já temos 130 mil vagas disponíveis no Trilhas de Futuro, em 133 municípios, e temos o desafio de levar esses meninos para terem portas abertas para oportunidades de emprego”, sinalizou Igor de Alvarenga.
Vale ressaltar que o objetivo da parceria engloba também o Trilhas de Futuro, mas não apenas: a iniciativa tem por propósito reunir toda a oferta de educação profissional do Estado nesta plataforma.
Confira mais informações AQUI
Fonte: Agência Minas