• novembro 17, 2023
  • 3 minutos

Faz um Pix: queridinho dos brasileiros completa 3 anos

Faz um Pix: queridinho dos brasileiros completa 3 anos

Pix comemora três anos de existência e contabiliza números expressivos; hoje mais de 161 milhões de brasileiros utilizam o sistema de pagamento

 

Pix
Por meio do Pix, cerca de 71 milhões de brasileiros foram incluídos no sistema de pagamentos e transferências (Foto: DCI/Banco Central)

 

Criado em 16 de novembro de 2020, o Pix, com certeza, transformou a maneira como os brasileiros pagam suas contas e realizam transferências. Ele ganhou popularidade e foi responsável por incluir 71,5 milhões de usuários no sistema financeiro Em setembro deste ano, foram quase 4 bilhões de operações. No dia 6 de outubro deste ano, alcançou um recorde de transações em 24 horas: 163 milhões. Para 2024, o Banco Central anuncia o lançamento do Pix Automático.

 

Leia mais

Minas e Yamanashi assinam acordo para desenvolvimento de energia limpa

 

Transações via Pix

Em setembro de 2023, o Pix se aproximou de 4 bilhões de transações durante o mês: foram 3,9 bilhões de operações.
Isso quer dizer que cada brasileiro fez cerca de 20 transações por esse meio de pagamento no mês – levando em conta o tamanho da população do país, de pouco mais de 200 milhões de pessoas.
No acumulado do ano, entre janeiro e setembro de 2023, o Banco Central registrou uma média de cerca de 140 transações feitas por cada cidadão brasileiro.

Mercado em evolução

Esse sistema de pagamentos e transferências pretende continuar revolucionando o mercado de varejo do país. A assessora sênior da Gerência de Gestão e Operação do Pix do Banco Central, Mayara Yano, lembra que o Pix Automático entra em operação no ano que vem.
“O BC está trabalhando para que a nova modalidade esteja disponível para toda a população no final de 2024. Ele vai permitir pagamentos recorrentes de forma automática, facilitando a vida dos usuários. Mediante uma autorização prévia, o usuário vai poder ter determinado pagamento debitado, de forma automática, todo mês, sem precisar lembrar de pagar a fatura e fazer um agendamento ou uma autenticação a cada operação”, disse Mayara Yano.