- abril 13, 2025
- 5 minutos
Plop Champagne: Piper-Heidsieck, linha Essentiel

Novo rótulo Blanc de Blancs é lançado no Brasil

Luisa Fonseca
Piper-Heidsieck é o champagne conhecido pelos cinemas e por ter sido o favorito de Marilyn Monroe. A marca foi criada em 1785 por Florens-Louis Heidsieck, um empresário alemão que se estabeleceu na França. Em 1800, Florence-Louis foi acompanhado por seu sobrinho Christian e, em 1815, por Henri-Guillaume Piper. Após a morte do fundador em 1828, a empresa foi chefiada por Christian Heidsieck, e Henri-Guillaume começou a viajar pelo mundo, comercializando o champagne. Graças a Henri, a Heidsieck House of Champagne (nome da marca na época) se tornou a fornecedora oficial de 14 cortes reais e imperiais. E dessa parceria inseparável, o nome da marca passa a carregar também o sobrenome de Henri, Piper. A história da empresa é marcada por ambição, amor e audácia.
Desde 1993, a Piper-Heidsieck é a fornecedora oficial do Festival de Cinema de Cannes. Seus rótulos foram servidos em muitos eventos notáveis, incluindo a inauguração da Torre Eiffel, a coroação da rainha Elizabeth II, e o casamento do príncipe Charles e Lady Diana. Uma marca com grande peso.
E eu, após chegar de uma temporada em Champagne, trago a belíssima novidade de que mais um rótulo desta Maison chega ao Brasil para completar o portfólio! O belíssimo Cuvée Essentiel Blanc de Blancs.
A linha ‘Essentiel’ da Piper-Heidsieck é feita em quantidades limitadas. Ela conta com três rótulos: um Blend (Chardonnay, Pinot Noir e Meunier), um Blanc de Noirs, e o que acaba de chegar ao Brasil, Blanc de Blancs. Todos extra Brut, elaborados a partir de uvas selecionadas especificamente de cerca de 50 ‘crus’ em Champagne. Uma combinação de 30% de vinho de reserva, baixa dosagem e envelhecimento prolongado das borras, resulta em vinhos extremamente marcantes e elegantes. A linha Essentiel é envelhecida em borras por um mínimo de três anos, o que é 12 meses a mais do que o Cuvée Brut.

O cuvée Essentiel Blanc de Blancs (R$745)
A radiante expressão da Chardonnay. Preciso, fresco e mineral. Ele tem uma dosagem de 6g/L, que é menor do que a dosagem normal do Brut NV de 8-10g/L. Chardonnay da Côte des Blancs, Côte de Sézanne e um toque de Montagne de Reims, trazem o frescor e elegância do vinho. As uvas para Piper-Heidsieck Essentiel são selecionadas por sua elegância e potencial de envelhecimento para expressar uma versão mais precisa e gastronômica do estilo Piper-Heidsieck.
Vinificação: A primeira fermentação ocorreu em tanques de aço inoxidável. Uma vez concluídos, os vinhos foram transferidos e submetidos à fermentação malolática completa. Essa fermentação é a conversão do ácido málico para ácido lático, proporcionando os belíssimos aromas de panificação e lácteos no produto. Após a mistura, na qual foram usados 30% de vinhos de reserva, ou seja, de anos anteriores, o vinho foi engarrafado com adição de leveduras selecionadas. O vinho foi mantido sobre as borras por um mínimo de três anos antes do dégorgement (retirada das borras de leveduras, para deixar o champagne límpido), onde uma dosagem extra de Brut de 6g/l foi adicionada. As garrafas são deixadas em repouso por seis meses antes do lançamento, o que permite uma perfeita homogeneização do açúcar adicionado ao vinho.
Uma característica muito interessante deste cuvée, é o potencial de envelhecimento. Ele pode ser guardado por cerca de 15 anos ou mais na sua adega, coisa que não é comum para champagnes não safrados. Mas isso é possível devido à qualidade das uvas e do processo utilizados nesta linha Essentiel, que é uma linha de prestígio. As uvas são provenientes de parcelas selecionadas, o que confere o frescor e acidez ideais para proporcionar tal potencial. Mas ressalto que já está belíssimo para ser degustado agora.
A marca é trazida ao Brasil exclusivamente pela importadora Del Maipo, e distribuída pela Plop Champagne em Belo Horizonte! Para adquirir o novo cuvée, entre em contato pelo (31) 98899-0608.
Santé!
