• outubro 4, 2023
  • 5 minutos

Prêmio Cumbucca de Gastronomia promete fortalecer o turismo em Minas

Prêmio Cumbucca de Gastronomia promete fortalecer o turismo em Minas

Com votação popular e participação de júri formado por especialistas, iniciativa visa fortalecer o turismo gastronômico da capital e interior; mapeamento inédito com 100 lugares que você precisa conhecer em BH será publicado em formato impresso

WhatsApp Image 2023 10 04 at 09 49 23 (1)
Rafael Rocha e Marcelo Wanderley, respectivamente, curador e realizador do Prêmio Cumbucca de Gastronomia. (Foto: Edy Fernandes)

A culinária de Minas Gerais acaba de ganhar um importante ponto de referência com a criação do Prêmio Cumbucca de Gastronomia, lançado nesta terça-feira, 3, no Novotel Savassi. Potência nacional do turismo gastronômico, Belo Horizonte passa a ser palco da mobilização de consumidores e especialistas, que vão eleger os destaques do ano no setor, envolvendo profissionais, empreendimentos, produtos e iniciativas. Ao todo, cerca de 700 estabelecimentos na capital mineira e região foram mapeados durante o projeto.

Leia mais: 

Santa Tereza completa 123 anos com festa neste final de semana 

Realizada pela Cumbucca, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, a iniciativa se propõe a realizar um amplo levantamento do cenário gastronômico, incluindo categorias inéditas que serão decididas pela escolha popular, como torresmo, beira de estrada e influencer de gastronomia. Os jurados também vão apontar suas preferências em categorias como ícone de BH, estufa, fora da rota e PF. Ações que prezam pela equidade serão contempladas na categoria “diversidade”, além de melhor chef mulher. Ao todo, serão premiadas iniciativas, pessoas e estabelecimentos em 50 categorias.

Leia mais: 

Beyoncé usa grife de estilista mineira em nova turnê

Um estado com tantas riquezas quando se fala em cultura alimentar precisa de um prêmio de relevo que celebre suas ações mais inspiradoras. É o que defende o produtor cultural Marcelo Wanderley, diretor-geral da Cumbucca e realizador do prêmio.

“Belo Horizonte é uma capital gastronômica, e Minas Gerais é um dos estados onde se come melhor no Brasil. Esse potencial é incalculável. Termos um prêmio ousado e robusto vai ser mais um tijolo nessa importante trilha que o segmento do turismo gastronômico está percorrendo por aqui”, destaca Wanderley.

Curador do prêmio, o jornalista Rafael Rocha destaca a intenção de alongar o apetite gastronômico para além dos principais centros econômicos, o que amplia o desenvolvimento do setor e democratiza o acesso. “Queremos abranger iniciativas gastronômicas que nem sempre estão nos holofotes da mídia, tanto na capital quanto no interior do estado. BH é imensa, Minas é gigantesca e nosso trabalho é infinito”.

Votação do público e categorias inéditas

O público poderá votar na maior parte das 50 categorias, entre 3 e 24 de outubro, pelo site, sob auditoria da empresa Track.co. A grande noite de premiação acontece em 21 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A participação popular fará toda a diferença na avaliação de cada recorte da cena gastronômica na capital. Entre os bares, será possível votar em Melhor bar; Boteco; Gastrobar; Cervejaria e choperia; Bartender; Carta de cachaça; Petisco; Personalidade cervejeira; Carta de drinques; Fim de noite e Estufa.

Os restaurantes serão analisados nas categorias Chef homem; Chef mulher; Chef revelação; Sommelier; Garçom; Mâitre e em suas especialidades: Contemporâneo; Italiano; Asiático; Cozinha internacional; Carnes e parrilla; Cozinha brasileira; Pizzaria; Comida saudável e Variado.

Entre doces e lanches, o convite é para eleger os melhores em Cafeteria; Doceria; Sorveteria; Padaria; Sanduíche; Brunch e Empório mineiro. Ainda passam pelos votos do público as categorias Novidade do ano; Ícone de BH; Fora da rota; PF e Pão de queijo.

Júri especializado no Prêmio Cumbucca de Gastronomia

A votação da audiência será somada às notas do júri convidado, formado por 30 nomes que frequentam a cena gastronômica de BH, entre personalidades, jornalistas, influenciadores e formadores de opinião. Os nomes dos jurados e seus respectivos votos serão mantidos em sigilo até o dia da premiação. Quatro vencedores serão escolhidos exclusivamente pelo voto do público, sem participação do júri, nas categorias Torresmo; Beira de estrada; Salgado e Influenciador da gastronomia.