• fevereiro 21, 2024
  • 3 minutos

Sesc Arte Urbana inaugura novos murais em BH

Sesc Arte Urbana inaugura novos murais em BH

Os murais começaram a ser pintados no mês de janeiro 

24 02 20 Arte Urbana Inaug (14 2)
Sesc Arte Urbana inaugura novos murais em BH (Foto: Divulgação Sesc)

O centro de Belo Horizonte ficou ainda mais colorido pelo projeto Sesc Arte Urbana. Nesta terça-feira, 20, dois novos murais foram inaugurados, desta vez na lateral do Viaduto Leste e na fachada da sede do Sesc Mesa Brasil Central, localizado em frente, na avenida do Contorno, nº 525.

Leia mais: 

Microempreendedor: Receita alerta sobre erro na declaração anual

As novas pinturas, feitas pelo artista mineiro Saulo Pico em parceria com o duo paulista Antúrio, tiveram as paisagens interioranas como inspiração. Utilizando os trabalhadores como protagonistas, os grafites retratam cenas que remetem à plantação, ao cultivo, à colheita e ao compartilhamento dos alimentos.

Tudo isso faz uma alusão à história do Sesc Mesa Brasil, maior rede de banco de alimentos da América Latina, atuante há 20 anos no combate à fome e a insegurança alimentar em Minas Gerais.

“Nós somos do interior e a maioria dos trabalhadores da capital também vem do interior, mas muitas vezes as capitais acabam apagando essas pessoas. Foi muito satisfatório dar protagonismo a elas com o nosso trabalho, em uma construção coletiva”, revela Douglas Reis, que compõe o Antúrio ao lado de Isabella Siqueira.

Radicados em Jacareí, na região paulista do Vale do Paraíba, eles exploram as relações sublimes e cotidianas do Brasil interiorano em trabalhos artísticos manuais feitos com pincéis e colagens.

“Junto com o Antúrio e uma equipe sensacional, pudemos trazer para o centro de BH várias mensagens vindas do interior. Temos nesses murais crianças comendo verduras e legumes, galinhas, famílias almoçando e convivendo… Tudo isso transmite a ideia do Sesc Mesa Brasil, de um trabalho em conjunto, feito por diversos profissionais, que começa com uma semente plantada e vai crescendo até a distribuição dos alimentos para quem precisa”, observa Saulo Pico, artista plástico e professor de arte, natural de Cláudio (MG).

Seu trabalho encampa ideias da chamada arte conterrânea, ou seja, voltadas para a valorização do imaginário rural.

Os murais começaram a ser pintados no mês de janeiro. Ao longo do trabalho, foram realizadas oficinas de artes para os trabalhadores do Sesc Mesa Brasil. As áreas externas escolhidas para a intervenção incluem o muro-paliteiro na avenida do Contorno (424 m²) e a lateral do Viaduto Leste, na mesma avenida (209,37 m²), criando um grande corredor artístico na via, que dá acesso à Rodoviária de Belo Horizonte e a outros locais. As áreas internas da sede do Sesc Mesa Brasil também foram contempladas, totalizando 1.053,07 metros quadrados pintados.