• abril 24, 2024
  • 4 minutos

Tem dinheiro para receber do Leão do IR? Confira

Tem dinheiro para receber do Leão do IR? Confira

A Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao mês de abril de 2024; o crédito bancário é mais de R$ 457 milhões

 

ReceitaFederalMarcelloCasalJrAgênciaBrasil
IR: a Receita Federal abriu consulta para um novo lote de restituição do Imposto de Renda (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

 

 

A Receita Federal abriu consulta ao novo lote residual do IR. O crédito será disponibilizado até o dia 30 de abril para cerca de 353,3 mil contribuintes. A maior parte dos contemplados nesse lote é de contribuintes acima de 80 anos, seguidos de outros grupos prioritários como de pessoas com deficiência ou doença grave, professores e ainda daqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou autorizaram a restituição via PIX.

 

 

Leia mais:

Exposição mostra o crescimento do BH Shopping e seu entorno

 

 

Os valores serão depositados na conta bancária informada na Declaração do Imposto de Renda. A consulta ao lote residual pode ser feita pelo site da Receita Federal na internet, onde é possível fazer a consulta simplificada. Caso o contribuinte tenha dúvida sobre pendência, também é possível fazer a consulta completa, pelo e-CAC e saber se é necessário enviar nova retificação.

 

Os contribuintes que tiverem algum problema com a conta informada podem procurar o Banco do Brasil, onde o crédito ficará disponível por um ano. Após esse prazo, será necessário fazer uma nova solicitação de pagamento no Portal e -CAC, pelo menu “Declarações e Demonstrativos”, escolhendo a opção “Meu Imposto de Renda

 

Entrega da declaração do IR

 

Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até ontem (23), a Receita Federal recebeu 17.337.749 declarações. Isso equivale a 40,3% das 43 milhões de declarações esperadas para este ano.

 

O prazo de entrega da declaração começou dia 15 de março e vai até as 23h59min de 31 de maio. O novo intervalo, segundo a Receita, foi necessário para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.

 

Segundo a Receita Federal, 75,7% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 13,8% terão que pagar Imposto de Renda e 10,4% não têm imposto a pagar nem a receber.

 

A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (78,5%), mas 12,1% dos contribuintes recorrem ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 9,4% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

 

 

*Com informações da Agência Brasil

 

 

Leia mais:

Medula óssea: doação deve ser incentivada