• fevereiro 8, 2024
  • 4 minutos

Vandalismo não é brincadeira de Carnaval;denuncie

Vandalismo não é brincadeira de Carnaval;denuncie

“A cada ano o Carnaval de Belo Horizonte vem se consolidando como um dos melhores e maiores do país com recorde de público, mas precisamos chamar a atenção para uma minoria de vândalos”; leia artigo de Robson Lessa do SetraBH

 

Foto Robson Lessa Carvalho
Robson Lessa Carvalho do SetraBH fala a respeito de vandalismo nessa época de Carnaval (Foto: Divulgação SetraBH)

 

 

A cada ano o Carnaval de Belo Horizonte vem se consolidando como um dos melhores e maiores do país batendo recorde de público e gerando receitas importantes para trabalhadores e para o município. Saudamos a alegria, mas, infelizmente, é preciso chamar atenção para uma minoria de vândalos que aproveita a festa para causar prejuízos e depredar a frota de ônibus do transporte público da capital mineira.

 

Leia mais:

Allp Fit: academia em shopping traz novo conceito

 

 

Segundo dados apurados junto às empresas durante o Carnaval de 2023 pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) – apontaram que 98 ônibus foram danificados e precisaram ser retirados de circulação para manutenção e reparo durante e após os dias de Carnaval.

 

Os prejuízos materiais atingiram 21 das 34 empresas que operam na capital. Os vândalos danificaram ou quebraram itens no interior e exterior dos veículos. Os principais foram os terminais de validadores de tarifa; os alçapões de teto, 65 ao todo (quebrados ou arrancados); 36 vidros laterais; quatro para-brisas, vidro traseiro, conjuntos de portas e seus dispositivos de acionamentos automáticos, retrovisores, alavancas internas de saída de emergência, lixeiras e até mesmo as placas de identificação dos coletivos com os seus selos.

 

Além dos prejuízos para a população que fica sem o atendimento de um serviço essencial, fica também o prejuízo financeiro, que no ano passado foi de cerca de R$ 250.000 reais – um valor que poderia estar sendo revertido em melhorias do sistema.

 

Diante de fatos tão negativos é preciso redobrar a atenção para evitar que os atos de vandalismo se repitam no Carnaval em 2024. No último final de semana já tivemos uma situação preocupante com vários homens, literalmente surfando em cima de um ônibus da linha municipal.

 

Esse veículo teve o alçapão quebrado, o martelo de emergência arrancado e uma janela ficou dependurada. Lembrando que esse veículo era um carro da nova frota adquirida no final do ano passado – ficam agora os danos colaterais, como goteiras no veículo em dias de fortes chuvas, mesmo com todo empenho das empresas na manutenção dos estragos.

 

Entendemos que a conscientização da população é fundamental para que a festa popular mais democrática do mundo seja também a festa da paz, da tolerância, do respeito e da educação.

 

É importante que as pessoas entendam que os atos de vandalismo não são apenas uma brincadeira, mas um crime que prejudica a vida de todos. Os atos de vandalismo são considerados crimes previstos no Código Penal cuja pena é de detenção de um a seis meses ou multa. Ajude a combater o vandalismo denunciando às forças de segurança.

 

 

*Robson José Lessa Carvalho é presidente do Conselho de Administração do SetraBH e diretor-executivo da Coordenadas Transportes