- janeiro 10, 2024
- 4 minutos
CCBB BH inaugura exposição sobre Antônio Roseno de Lima

Apresentado por jornais como favelado, semianalfabeto e doente, A.R.L. reagiu a tais rótulos escrevendo em vários quadros, em letras garrafais: “Sou um homem muito inteligente”.

A partir do dia 24, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH exibe a exposição “A.R.L. Vida e Obra”, que se aprofunda na produção de Antônio Roseno de Lima. O artista de Alexandria (RN), morou na favela Três Marias, em Campinas (SP), até a sua morte, em junho de 1998.
Leia mais:
A.R.L., como assinava nas pinturas, produzia obras comoventes, que partiam de materiais precários, a maioria encontrada no lixo. A curadoria da exposição é de Geraldo Porto, artista plástico e professor doutor do Instituto de Artes – UNICAMP. A exposição tem estreia nacional em Belo Horizonte e depois segue para os Centros Culturais Banco do Brasil em Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Em vida, Roseno não recebeu tanto reconhecimento, participando de poucas exposições, sendo a primeira individual na Casa Triângulo (SP) em 1991, seguida pela coletiva “A pintura em Campinas: o contemporâneo no Centro de Informática e Cultura”, em 1992. Ainda fez uma individual na Cavin Morris Gallery, em Nova Iorque, em 1995.
Apresentado por jornais como favelado, semianalfabeto e doente, A.R.L. reagiu a tais rótulos escrevendo em vários quadros, em letras garrafais: “Sou um homem muito inteligente”.
O objetivo da exposição é demonstrar a sensibilidade de Roseno frente ao cotidiano. Seus trabalhos parecem partir de uma “necessidade de estabelecer uma relação prazerosa com o mundo”, ressalta o curador.
Nas obras, as diversas aspirações do artista são representadas, uma delas se repete em toda a sua arte: “Queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro!”. Alguns dos sonhos de A.R.L. são concretizados nas pinturas: a casa bonita, colorida, com luz elétrica, o prédio moderno e a fábrica onde almejava trabalhar.
Exposição “A.R.L. Vida e Obra”
- Data: de 24 de janeiro a 18 de março
- Horários de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h
- Local: Galerias do Térreo – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
- Ingressos gratuitos, retirados pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria física do CCBB.
- Classificação Indicativa: Livre
- Mais informações: 31 3431 9400 – ccbb.com.br/bh
- E-mail: [email protected]
- Redes sociais Facebook: /ccbbbh | Instagram: @ccbbbh