• agosto 25, 2023
  • 5 minutos

Bodas de prata Cook Eletroraro

Bodas de prata Cook Eletroraro

Expansão do e-commerce da Cook Eletroraro marca os 25 anos da empresa, especializada em eletrodomésticos de alto luxo, fundada pela administradora de empresas Maíra Costa 

WhatsApp Image 2023 08 25 at 02 10 24
Sede em BH: embora atenda em todo o País, através das vendas on-line, empresa mantém suas raízes mineiras (Foto: Divulgação CC / Cook)

Aos 19 anos de idade, a então estudante do curso de administração de empresas, Maíra Costa, ao seguir os trilhos do pai, o empresário Lúcio Costa, fundador das renomadas empresas Suggar Eletrodomésticos e Cook Cozinhas, decide abrir sua própria loja de eletrodomésticos. Para obter sucesso nessa empreitada, Maíra conta que recorreu a um empréstimo e assim, em 1998, nascia a Cook Eletroraro, especializada em comercializar eletrodomésticos de alto luxo.

Leia mais:

Romeu Zema recebe prêmio pelo programa Minas Livre para Crescer nesta quarta

“Eu tive todo o apoio do meu pai quando decidi ter minha própria loja. No início não foi fácil, pois a empresa era eu e mais um funcionário, assim fazia de tudo: compras e vendas, financeiro. A primeira sede foi na rua São Paulo, estava no primeiro ano de faculdade, fiz empréstimo para comprar as mercadorias, além de algumas consignadas. O que eu queria era seguir os passos do meu pai, mas de uma forma independente e, claro, seguindo seus ensinamentos”, ressalta a CEO e fundadora da Cook Eletroraro, Maíra Costa.

Aos poucos, a evolução da Cook Eletroraro era nítida, atingiu o total sete lojas – uma delas na cidade de São Paulo. A empresária ressalta que a mudança nos rumos da companhia foi a pandemia iniciada em 2020. “Trouxe desafios para toda a sociedade, com consequente necessidade de nos redescobrirmos, tanto pessoalmente quanto empresarialmente”, observa.

Expansão do E-commerce

E foi o e-commerce, as vendas on-line, que levaram a Cook Eletroraro a um outro patamar. Atualmente, a empresa possui duas lojas físicas e concentra seus esforços para cada vez mais ampliar as vendas digitais, que representam hoje 75% das comercializações de toda a empresa.

“Antes da pandemia já trabalhava com vendas on-line, mas foi a partir dessa crise de saúde mundial que a empresa teve essa ressignificação. Investimos em infraestrutura, telefonia, logística. Reforçamos também as parcerias com os marketplaces, fundamental para a empresa”, avalia.

Esse espaço de compra e venda de produtos, como um shopping center virtual, que é o marketplace, permite que a Cook Eletroraro consiga fazer a entrega em até 24 horas, no Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. “Atualmente, essas duas cidades concentram nossas principais vendas. A ideia é abrir novas lojas físicas em outras capitais, pois assim teremos maior envergadura para atender com mais rapidez e qualidade por meio das vendas on-line”, afirma.

Maíra ressalta que as altas cargas tributárias brasileiras são um impedimento para o empreendedor. “Em nosso escopo de negócio existe projeto de abrir novas lojas físicas, pois sabemos que mesmo com essa consolidação do e-commerce, ter lojas físicas é importante, mas o Brasil não incentiva quem quer investir. Já tivemos oferta em abrir um Centro de Distribuição no Espírito Santo, lá teríamos mais incentivos, o que diminuiria a carga tributária “, explica. Hoje o Centro de Distribuição da marca é na capital mineira.

O plano futuro para a Cook Eletroraro é, cada dia mais, apostar e investir no e-commerce. “A empresa hoje conta com 100 funcionários, são 25 anos de mercado e estamos financeiramente saudáveis. Sabemos que o desafio é vender mais, oferecendo produtos de alta performance. Por isso, a preocupação de sempre estarmos antenados com o mercado. Participamos de feiras de negócios aqui e nos Estados Unidos, tudo isso para que o legado do meu pai não seja esquecido. Como ele mesmo dizia: ‘O cliente tem sempre razão’ “, finaliza.

FOTOS / Divulgação CC / Cook