• maio 24, 2024
  • 5 minutos

Boa safra: vinho feito em Minas recebe premiação em Londres

Boa safra: vinho feito em Minas recebe premiação em Londres

Produzido no vinhedo mais alto do Brasil, a 1.740m de altitude, localizado na Serra da Mantiqueira, em Minas, o Mantikir Alvarinho recebeu o 3o lugar no International Wine Challenge; rótulo é produzido pela vinícola Essenza Boutique

 

 

Vinho Alvarinho safra 2024 2
O vinho Mantikir recebe medalha de bronze, na Inglaterra: vinho tinto seco branco, delicado, à base da uva alvarinho safra 2023 (Foto: Régis Silva)

 

 

O concurso mais rigoroso de vinhos do mundo, o International Wine Challenge, realizado em Londres, na Inglaterra, oferece premiações aos mais bem avaliados pela competição. Este ano, entre os premiados, está o vinho brasileiro produzido no vinhedo mais alto do Brasil, a 1.740m de altitude, localizado na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

 

Leia mais:

Boa notícia: médico com câncer consegue remissão com tratamento que ajudou a criar

 

 

Premiado com a medalha de bronze, o Mantikir é um vinho tinto seco branco, delicado, à base da uva alvarinho safra 2023, produzido na cidade de Maria da Fé, na região do Sul de Minas, pelo Essenza Vinícola Boutique.

 

 

“É uma variedade de uva que não é cultivada em grande escala no Brasil e de difícil adaptabilidade. O nosso microclima nessa altitude, com uma amplitude térmica excelente, foi um fator imprescindível para gerar um fruto de qualidade”, comenta o proprietário da vinícola Herbert Sales.

 

O único rótulo produzido na Serra da Mantiqueira a receber o reconhecimento com uma medalha, o vinho apresentou, durante o concurso, características e qualidade notáveis.

 

“Ficamos extremamente contentes com essa notícia e pelo reconhecimento internacional. Os prêmios que a marca tem recebido nos últimos anos comprovam que estamos no caminho certo”, ressalta.

Vinho tem 13% de graduação alcoólica

 

Vinho de segunda safra, o Mantikir tem 13% de graduação alcoólica, é bastante frutado e com uma acidez bem expressiva. O vinho Mantikir alvarinho 2023 é comercializado a um preço de R$230 garrafa de 750ml.

 

 

“Nosso terroir é basicamente típico e similar do norte de Portugal – região característica da Alvarinho. Nessa altitude, dias ensolarados, porém mais frescos e noites mais frias, favoreceu o cultivo da planta, que é uma planta de uva branca, alvareira”, explica Herbert.

 

A vinícola Essenza Boutique tem se destacado nos últimos anos. O Shiraz Rosé com certificação internacional, recebeu a medalha de prata e bronze no Decanter World Wine Awards pela safra 2020 e 2021 respectivamente, além das medalhas Gran Gold e Gold na Wines of Brazil Awards, prata na International Wine Challenge e bronze Decanter World Wine Awards 2023.

 

International Wine Challenge 2024

 

Em sua 41ª edição, o IWC 2024 reuniu mais de 500 especialistas de mais de 40 países para uma degustação à cega de vinhos de 52 países produtores diferentes, avaliados por sua fidelidade ao estilo, região e safra.

 

As provas ocorrem em duas etapas, onde são definidos os ganhadores de cinco categorias: Troféu, Ouro, Prata, Bronze e Recomendação. Ao longo dos rigorosos processos de julgamento, cada vinho vencedor de medalhas foi provado em três ocasiões por pelo menos 12 juízes diferentes.

 

 

Leia mais:

Azeite mineiro é eleito o melhor do mundo