• outubro 31, 2023
  • 7 minutos

Provas do Enem começam neste domingo, 5, em todo o Brasil

Provas do Enem começam neste domingo, 5, em todo o Brasil

Exame tem itens em cor pela primeira vez com o objetivo de elevar nível de inclusão para deficientes visuais; em BH alguns colégios e pré-vestibulares oferecem cursos específicos e revisão para o provão do Ensino Médio

aluno compartilhando seu conhecimento com seus colegas 329181 8498
Quase 4 milhões de pessoas estão inscritas no Enem 2023. As provas do Enem acontecem neste domingo, dia 5 (Foto: Freepik)

 

Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que terá provas dias 5 e 12 de novembro. O número indica uma retomada no que diz respeito ao aumento de participantes, se comparado aos dados do biênio anterior. O avanço registrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de 13,1%, em relação a 2022, quando foram 3.476.226; e de 14,2%, em relação a 2021, que teve 3.444.171 inscritos.

Leia mais: 

BH Airport atua para ampliar suas rotas pelo mundo

Para auxiliar os estudantes a garantir os melhores resultados, alguns colégios e pré-vestibulares da capital mineira têm se movimentado neste segundo semestre, com o objetivo de garantir uma melhor performance aos seus alunos.

O Sistema Positivo de Ensino criou uma série de ações com dicas, revisões dos conteúdos, aulões e práticas de bem-estar. O Sistema Positivo preparou um guia completo e gratuito que inclui uma série de vídeos com dicas sobre os assuntos mais recorrentes em cada um dos componentes curriculares do exame. Os especialistas usaram como base um histórico dos conteúdos mais cobrados nos últimos cinco anos.

Para o coordenador do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, Danilo Capelari, é fundamental compreender como cada um dos componentes costuma aparecer na prova. A primeira série de dicas é o “Cai no Enem”. Capelari explica que o exame costuma seguir uma estrutura muito parecida.

“Compreender o que é habitualmente cobrado em cada área do conhecimento pode elevar a pontuação do candidato, permitindo que trace estratégias eficazes para acertar as questões mais acessíveis. O Enem frequentemente apresenta questões relacionadas aos impactos da ação humana sobre o meio ambiente. Uma boa dica é fazer a conexão entre conteúdos de evolução, botânica e genética com conceitos e aspectos da ecologia”, como destaca a assessora de Biologia, Samantha Fechio.

A série “Foco na Redação”, com vídeos disponíveis nas redes sociais do Sistema Positivo de Ensino, traz dicas específicas sobre os critérios de avaliação, dando dicas para que o aluno construa a sua estratégia de produção da redação, incluindo aspectos característicos do gênero e sugestões de temas possíveis para a redação de 2023.

Para assistir a todos os conteúdos preparados pelo Sistema Positivo de Ensino, basta acessar as redes sociais da marca. E para quem ainda tem dúvidas sobre algumas disciplinas e seus
currículos, o Sistema Positivo de Ensino apresentará um aulão ao vivo, no dia 8 de novembro, a partir das 10h.

Acesse aqui .

Dedicação e aulas on-line

O tradicional pré-vestibular Bernoulli ofereceu um curso de revisão presencial, neste segundo semestre. As aulas acontecem até o dia 11 de novembro, um dia antes da última etapa do Enem 2023.

O Bernoulli também oferece aos estudantes que estão se preparando para o Enem, de Belo Horizonte e demais regiões do Brasil, podem se inscrever gratuitamente para o curso de
português online intitulado “Linguagens 360º: O código do sucesso no Enem”, oferecido pelo Bernoulli Educação. O objetivo do curso é revisar os principais tópicos da disciplina Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O curso é aberto para todas as pessoas interessadas, sejam alunas ou não do Bernoulli. Para se inscrever, basta acessar a página aqui.

No Colégio Santo Agostinho-Nova Lima, a rotina de estudos da 3a série contempla todas as áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática. A preparação para a redação do Enem é trabalhada de uma forma especial, por ser um componente de peso significativo para o exame.

Os estudantes produzem uma média de 40 redações no ano, ou seja, cada um deve escrever, no mínimo, uma produção textual por semana. “O texto é sugerido e trabalhado pelo professor do componente de Produção de Texto e corrigido por uma plataforma digital, além do suporte de monitoria presencial e on-line. Ao abordarmos a plataforma houve um ganho na agilidade na correção dos textos e, consequentemente, no feedback para o aluno se atentar aos desafios e dificuldades e, assim, aplicar esse aprendizado nas produções seguintes”, enfatiza Julia Farnese, supervisora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho-unidade Nova Lima.

1º. lugar no Enem

O tradicional Colégio Santo Antônio celebra sua recente conquista. Ele obteve o 1º lugar no Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 entre as escolas com mais de 100 alunos.

Em recente entrevista à rádio Itatiaia a professora de Química e Coordenadora do Colégio Santo Antônio Luciana Behrens, disse que a conquista do 1º lugar no Enem é um feito notável. “Essa conquista reflete o comprometimento e a excelência educacional da equipe do Colégio Santo Antônio”. Durante a entrevista, a professora Luciana Behrens destacou a dedicação e o esforço dos alunos, dos professores e de toda a equipe pedagógica, que trabalha incansavelmente para garantir uma educação de qualidade aos estudantes da instituição.