• abril 26, 2024
  • 3 minutos

Medalha da Inconfidência é entregue a personalidades e instituições

Medalha da Inconfidência é entregue a personalidades e instituições

Solenidades realizadas no dia 21 de abril na Praça Tiradentes e UFOP em Ouro Preto reforçam ideais de justiça e liberdade

DESTAQUE Romeu Zema e Tadeu Martins Leite na solenidade em Ouro Preto Foto Guilherme Bergamini
Romeu Zema e Tadeu Martins Leite na solenidade da Inconfidência em Ouro Preto (Foto: Guilherme Bergamini)

A Semana da Inconfidência Mineira se encerrou no último dia 21 de abril com a tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto. A honraria é concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do País.

Leia mais:

Exclusivo: Carbel anuncia inauguração de três concessionárias da BYD na Grande BH

Em 2024, foram 171 agraciados em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um), honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

Os eventos contaram com as presenças do governador Romeu Zema, do vice-governador Professor Mateus, e de outras autoridades.

A solenidade foi realizada em dois momentos distintos. Primeiro, a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros, realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica. Na sequência, ocorreu o ato de entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Em seu pronunciamento, o governador reafirmou ideais caros a Minas Gerais e aos mineiros. “Em um caminho de desenvolvimento, a estabilidade e a liberdade devem andar juntas. Por isso, nós mineiros prezamos pela cordialidade, mesmo em momentos de conflito, pois sabemos que onde há equilíbrio, há maior segurança, previsibilidade e crescimento”, ressaltou.

O agraciado com o Grande Colar em 2024 foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), que não pode comparecer a Ouro Preto por motivos de saúde.