- julho 24, 2023
- 4 minutos
Minas reduz número de roubos a comércios

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que considerado todos os tipos de roubo a redução foi de quase 4%

Minas Gerais apresentou resultados positivos no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. Segundo dados divulgados nesta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de roubos totais no estado registrou queda superior a 3,5%, passando de 25.421 ocorrências em 2021 para 24.523 no ano passado. Da mesma forma, o roubo a estabelecimentos comerciais caiu de 3.685 para 3.325, uma retração acima de 9,7% na mesma base de comparação.
Leia mais:
- Zema recebe a mais alta comenda do cooperativismo mineiro
- Barbie: curiosidades surpreendentes sobre o filme
O Código Penal brasileiro define o roubo como a subtração de bens, mediante grave ameaça ou violência à pessoa. A pena para esse tipo de delito vai de quatro a dez anos, além de multa.
O estudo do FBSP, considerado o mais amplo retrato da segurança pública brasileira, apontou ainda queda acima de 1,5% nos roubos a transeuntes no território mineiro. As ocorrências passaram de 11.065 em 2021 para 10.945 no ano passado. Com retração mais modesta, na mesma base de comparação, está o roubo de celulares, com a retração de 13.202 ocorrências para 12.943, superior a 1,96%.
O tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), avalia esse desempenho positivo em relação a Minas se deve, em parte, ao processo de desempenho operacional adotado pela corporação, que tem sido chancelado por especialistas de segurança pública de todo o Brasil e até do exterior.
“Alguns (gestores) vêm de fora do estado para conhecer nossa práxis aqui em relação ao controle estatístico. Nossos comandantes de unidades recebem, minuto a minuto, em tempo real, todas as situações que estão acontecendo naquelas unidades, podendo fazer intervenções pontuais e trabalhando num modelo de evidências, principalmente em relação ao crime violento”, conta.
Fonte: Agência Minas